Banca de DEFESA: ELIANE ALMEIDA DO CARMO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE ALMEIDA DO CARMO
DATA : 23/08/2022
LOCAL: PPGA

CONSTRUÇÃO DE ESCALAS DE HABILIDADE DE TELETRABALHO E DE LIDERANÇA DE EQUIPES VIRTUAIS E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO

Treinamento. Equipes virtuais. Liderança. Teletrabalho

O objetivo principal desta tese é propor um novo modelo de organização de categorias de habilidades de trabalho em equipes virtuais, e duas escalas de habilidades construídas a partir da literatura de equipes virtuais e de um programa de treinamento para essas habilidades. Quatro estudos foram realizados para atingir o objetivo geral proposto. O primeiro estudo é uma revisão de literatura integrativa, que sintetiza e analisa os achados sobre habilidades de trabalho em equipes virtuais, bem como propõe adequações para um modelo de categorias de habilidades já existente. O segundo estudo avalia um programa de treinamentos qualitativamente por meio de modelos sistêmicos de avaliação de treinamentos e da ferramenta Modelos Lógicos (ML), que contribuiu para demonstrar as relações entre os componentes e as variáveis do programa. O terceiro estudo avalia a qualidade do desenho instrucional do programa, por meio de avaliações de 14 juízes, e o suporte de um roteiro de avaliações, confrontando esses aspectos com a teoria, os princípios instrucionais e a literatura de habilidades de trabalho em equipes virtuais. Por fim, o quarto estudo utilizou um delineamento misto para construir e investigar evidências de validade de duas escalas de habilidades de trabalho em equipe virtual (uma para líder e outra para teletrabalhadores), que foram baseadas no programa de treinamento avaliado e nos estudos sobre habilidades de trabalho em equipes virtuais. Os resultados mostraram que as habilidades de trabalho em equipes podem ser reorganizadas em cinco categorias (comunicação de tarefas e de equipes, confiança intraequipe, colaboração e compartilhamento, gestão da diversidade e de conflitos e autonomia e compartilhamento de liderança), mais consonantes com os achados empíricos atuais (2015-2022). O programa de treinamento avaliado foi relevante para adaptação dos trabalhadores virtuais no período da pandemia, os conteúdos foram úteis e foi percebida maior satisfação e produtividade, a partir de sua realização. Entretanto, os desenhos dos treinamentos não favorecerem o atingimento dos objetivos no nível do comportamento do egresso. A avaliação dos treinamentos foi relevante para identificar as habilidades treinadas em equipes virtuais no contexto da pandemia e construir os itens das escalas. Os instrumentos apresentaram bons índices de evidências de validade e podem contribuir para avaliar o impacto dos treinamentos, identificar habilidades de líderes e teletrabalhadores de equipes virtuais, bem como orientar outros treinamentos. Esta tese avança na literatura sobre habilidades de equipes virtuais, desenho instrucional e avaliação de treinamentos.

Externa à Instituição - LARA BARROS MARTINS - ULOYOLA
Externa ao Programa - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Presidente - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Externa ao Programa - 1171217 - KATIA ELIZABETH PUENTE PALACIOS