Banca de QUALIFICAÇÃO: Raissa Paiva Pires

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raissa Paiva Pires
DATA : 31/08/2022
LOCAL: PPGA

Representação Social no Judiciário: a Atuação Feminina na Magistratura.

feminização; representação social; atuação feminina na magistratura; teto de vidro.

A partir das últimas décadas do século XX ocorreram transformações nas profissões jurídicas com o aumento do número de mulheres, fenômeno chamado de “feminização”. A literatura analisada demonstra que o aumento dessa participação não é linear ao longo do tempo, bem como não é homogênea nos aspectos relacionados a funções, áreas de atuação ou cargos. As pesquisas acerca da feminização da profissão jurídica buscam responder questões como: a) de que forma tem ocorrido a participação das mulheres na organização das carreiras jurídicas, tendo em vista que essa é uma profissão que foi consolidada, por hegemonia, a partir de uma perspectiva masculina e, b) qual o impacto da feminização para o Direito e para profissão nessa área de conhecimento. Nessa perspectiva, torna-se relevante o estudo da representação social e da atuação feminina na magistratura, especialmente porque se trata de tema de alta relevância social e pouco explorado na literatura. O objetivo da pesquisa é descrever um modelo teórico-explicativo a respeito do exercício do papel de juiz exercido por mulheres. O referencial teórico terá como base o fenômeno do teto de vidro, que demonstra a disparidade de gênero em relação ao acesso das mulheres a posições superiores nas carreiras profissionais em geral, tendo em vista que grande parte dos cargos de liderança e gerência são ocupados por homens. Dessa forma, nota-se que a feminização da profissão de juiz enfrenta diversas barreiras e discriminações que inibem o desenvolvimento profissional da população feminina e resulta em relações desiguais na profissão e na carreira. Será realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com foco na percepção de juízas brasileiras das cinco regiões do país, tratando de dimensões como o ingresso na carreira, a participação e a posição de mulheres na magistratura, relações psicossociais no trabalho, além de aspectos relacionados a equilíbrio ente a vida familiar e o trabalho. Será realizada, também, análise documental, com foco em documentos administrativos e normativos expedidos pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e por tribunais onde atuam as futuras entrevistadas. Os dados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio de algum software apropriado para análise de dados de entrevistas, por exemplo, o IRAMUTEQ.

Externo à Instituição - PEDRO MIGUEL ALVES RIBEIRO CORREIA - UC
Externo à Instituição - ANTÔNIO MOREIRA DE CARVALHO NETO - PUC MINAS
Interno - 2518430 - ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
Presidente - 3202199 - TOMAS DE AQUINO GUIMARAES