Banca de DEFESA: Daniel Tavares de Castro

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Daniel Tavares de Castro
DATA : 26/09/2022
LOCAL: PPGA

Estudos sobre Instrumentos de Pagamentos de Varejo

pagamentos de varejo, instrumentos de pagamento eletrônicos, pagamentos rápidos, análise bibliométrica, análise dinâmica de dados em painel, regressão logit, aprendizagem de máquina.

A tese é composta por quatro estudos sobre pagamentos de varejo. Com o objetivo de sugerir uma agenda de pesquisa sobre o tema, o primeiro estudo apresenta uma análise bibliométrica da literatura. Foram analisados e classificados 93 artigos publicados entre 1995 e 2021, identificados através das palavras-chave "retail payments". A maior parte dos trabalhos é empírica, quantitativa, tem por objeto determinantes de uso dos instrumentos, tem por escopo apenas um país desenvolvido, foca em dinheiro e cartões, analisa períodos curtos, usa dados de surveys, diários de pagamentos ou reguladores, usa análise econométrica e emprega logit e suas variações como técnica. Há carência de trabalhos envolvendo países emergentes ou uma amostra mais abrangente, análises de longo prazo, técnicas alternativas, dados de transações reais e instrumentos mais recentes como pagamentos móveis e instantâneos. Suprindo algumas das lacunas identificadas, o segundo estudo tem por objetivo identificar os determinantes do uso de pagamentos eletrônicos e instantâneos, através análise dinâmica de dados em painel de 2005 a 2020, empregando amostra abrangente de países. Países com maior proporção de idosos tendem a usar mais pagamentos eletrônicos e instantâneos, embora o nível de uso passado seja o determinante mais importante para o nível corrente de uso. O terceiro estudo também busca suprir lacunas, ao identificar determinantes da escolha de pagamentos eletrônicos empregando análise de regressão logit multinível e algoritmos de inteligência artificial para previsão, utilizando dados de pesquisa que abrangeu 1.519 brasileiros em 2019. Os resultados indicam que pessoas do gênero masculino, mais velhas, com renda maior, mais escolarizadas, moradoras das regiões Sul e Sudeste, que são titulares de contas e que já usaram celulares para compras são mais propensas a escolher instrumentos eletrônicos. A probabilidade de escolha desses instrumentos é maior em pagamentos de maior valor, a prazo ou parcelados e em compras de bens duráveis. Após diversas mudanças regulamentares relacionadas a pagamentos implementadas ao redor do mundo e com a entrada em operação de novos instrumentos, os resultados podem ser de interesse tanto dos participantes do mercado, para subsidiar decisões de investimento em instrumentos eletrônicos inovadores, quanto dos reguladores, para subsidiar políticas e regulações visando a eletronização de pagamentos ou a implantação de instrumentos de pagamento mais modernos.

Externo à Instituição - OSVALDO CANDIDO DA SILVA FILHO - UCB
Externo à Instituição - THIAGO CHRISTIANO SILVA - UCB
Interno - 2288460 - CARLOS ROSANO PENA
Presidente - 2746674 - IVAN RICARDO GARTNER