ANTECEDENTES E INTERVENÇÕES PARA ENGAJAMENTO NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA
Engajamento no trabalho, antecedentes de engajamento, servidores públicos federais, setor público
Engajamento no trabalho é um constructo do campo do comportamento organizacional e vem sendo amplamente estudado por diferentes campos de conhecimento, inclusive a administração pública. Engajamento no trabalho envolve um estado mental positivo, gratificante e relacionado ao trabalho, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Atualmente é considerado um dos preditores mais robustos para o desempenho individual no trabalho. O baixo engajamento, por sua vez, é preditor de adoecimento e turnover nas organizações. Partindo da premissa da relevância do conceito de engajamento no contexto público, esta tese foi motivada por duas perguntas de pesquisa: o que influencia o engajamento no trabalho de servidores de organizações públicas? E como é possível aumentar o engajamento dos servidores que atuam nessas organizações? Para respondê-las, foram definidos quatro objetivos: i. explorar a temática do engajamento por meio de análise da produção nacional sobre o tema, para entender o estado da arte no contexto brasileiro, em especial, no setor público; ii. identificar as variáveis que afetam o engajamento no trabalho de servidores públicos federais brasileiros, com base na percepção de especialistas e de histórias de vida de servidores; iii. identificar possibilidades de intervenção com vistas ao aumento do engajamento no trabalho - considerando os achados da literatura e da escuta a especialistas e servidores; e iv. realizar experimentos com servidores para verificar o efeito de intervenções no engajamento no trabalho. Para atingir os objetivos, a tese foi construída em formato de artigos, sendo um teórico, dois estudos qualitativos e um experimento, utilizando-se como métodos de pesquisa, respectivamente, revisão sistemática, grupos focais, histórias de vida, mapeamentos cognitivos e vinhetas. A tese mapeou o estado da arte sobre estudos no Brasil e evidenciou lacunas relevantes a serem sanadas; confirmou a presença de antecedentes relevantes na literatura e mapeou variáveis específicas do contexto brasileiro, como a continuidade de projetos; testou o modelo Job Demands-Resources (JDR) no contexto do setor público brasileiro, evidenciando obstáculos e recursos importantes nos ciclos de engajamento e desengajamento de servidores. Além disso, a tese propôs um conjunto de intervenções gerenciais visando o aumento do engajamento no trabalho, como, por exemplo, reduzir o investimento em avaliação individual de desempenho e ampliar a ênfase em mensuração de resultados de projetos e o seu uso como critério para ocupação de cargos de chefia no setor público. Os resultados dos estudos desta tese permitiram ainda a formulação de uma ampla agenda de pesquisa sobre o tema a ser desenvolvida no contexto nacional.