Banca de QUALIFICAÇÃO: Caroline Cordova Bicudo da Costa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Caroline Cordova Bicudo da Costa
DATA : 31/10/2022
LOCAL: PPGA

Práticas de pesquisa questionáveis no campo de administração: Quem, como e por quê?

Ética em Pesquisa, Clima Ético, Ética Normativa, Deontologia, Utilitarismo.

Práticas de pesquisa questionáveis têm recebido cada vez mais atenção na literatura científica. Exemplos dessas práticas envolvem reportar apenas casos que funcionaram ou apenas hipóteses não rejeitadas, hipotetizar após saber os resultados e arredondar para baixo o p-valor em um teste de hipóteses para atingir significância. Estudos recentes na área de administração encontraram níveis altos de envolvimento em práticas questionáveis e tais resultados fomentaram extenso debate sobre danos à construção do conhecimento científico, produção de falsas alegações e potencial a desorientar estudantes, professores e profissionais que utilizam o conhecimento científico para desenvolver suas pesquisas e projetos. No entanto, pressões sistêmicas, incentivos que se relacionam à estrutura da carreira acadêmica e critérios de avaliação com foco em quantidade em detrimento da qualidade fomentam, crescentemente, o uso de práticas questionáveis. Ainda, fatores como o clima ético percebido na área, o posicionamento ético do pesquisador e sua sensibilidade moral possuem relevante papel frente a dilemas éticos que envolvem as publicações acadêmicas. Tendo em vista o exposto, o objetivo com o presente estudo é compreender a configuração dos fatores contextuais relevantes ao envolvimento de pesquisadores brasileiros do campo de administração em práticas questionáveis de pesquisa, no âmbito de pesquisas quantitativas e qualitativas. Para tanto, será conduzida uma pesquisa que se baseia no posicionamento filosófico interpretativista, de tipo qualitativa, que se classifica como exploratória e descritiva. A abordagem utilizada será a de estudo de caso, que se classifica como único, típico e instrumental. O caso escolhido foi o do Brasil, em atenção a sugestões que reforçam a necessidade de pesquisas sobre práticas questionáveis para além do contexto norte-americano e europeu, devido às particularidades e diferenças culturais existentes entre países. A unidade de análise de interesse é única e se refere a pesquisadores da área de administração. As fontes de informação da pesquisa serão múltiplas, englobando documentos públicos disponibilizados por programas de pós-graduação selecionados, entrevistas a pesquisadores com alta e baixa produção e grupos focais para discussão dos resultados encontrados. A análise de dados será composta por análise temática e análise de conteúdo, utilizando como apoio o software de análises textuais IRAMUTEQ. Finalmente, cabe destacar que a pesquisa possui potencial de contribuições metodológicas, teóricas, práticas e sociais que englobam o contexto de práticas questionáveis e, também, o clima ético da área de administração.

Externo à Instituição - ANIELSON BARBOSA DA SILVA - UFPB
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA BISPO - UFPB
Externo ao Programa - 1964175 - LEONARDO SILVEIRA CONKE
Presidente - 1905467 - PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS