Banca de QUALIFICAÇÃO: Gilberto Soares da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gilberto Soares da Silva
DATA : 18/04/2023
HORA: 16:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

CAPACIDADES ESTATAIS E A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PNDP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)


PALAVRAS-CHAVES:

ccapacidades estatais, arranjos institucionais, PNDP, IES.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Este trabalho tem como tema central capacidades estatais e arranjos institucionais de políticas. O conceito de capacidade foi usado por diferentes autores para explicar o papel do Estado frente ao desenvolvimento, relacionando-o com diferentes perspectivas temáticas, variadas dimensões e metodologias de análise. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os arranjos institucionais contribuíram (ou não) para a produção de capacidades apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Para esta finalidade a pesquisa será de cunho exploratório-descritivo, por meio de um estudo de caso junto às Instituições de Ensino Superior, que se dividirá em quatro fases distintas. A primeira, será o levantamento bibliográfico sobre os temas pesquisados; a segunda, será uma pesquisa documental junto ao órgão central responsável pela PNDP, bem como, junto as IES que irão participar da pesquisa, para identificar dados relacionados ao planejamento das ações da PNDP e, os relatórios finais apresentados sobre a implementação da política; a terceira fase, levantará por meio de questionários estruturados, aspectos relacionados ao desenvolvimento da PNDP e as capacidades necessárias para a implementação da PNDP, bem como, desafios e potencialidades identificados no percurso; e, por fim, outros dados serão coletados por meio de entrevistas com gestores responsáveis pela execução da política nas instituições pesquisadas. Os dados serão analisados a partir de frameworks previamente elaborados com base na teorização de capacidades, bem como, nas inferências baseadas nos questionários que mapearão o perfil das instituições pesquisadas e as capacidades necessárias para execução da PNDP; por fim, serão realizadas análises de conteúdo das entrevistas para que sejam capturadas a maneira como as capacidades são acionadas e empregadas na execução dessa política. Teoricamente, essa pesquisa busca contribuir com aspectos conceituais sobre arranjos institucionais que contribuem na produção de capacidades e compreensão de como a dinâmica de implementação pode ativar capacidades estatais nas universidades pesquisadas. Considerando possíveis implicações práticas e gerenciais, auxiliar para que agentes públicos possam refletir sobre as melhores estratégias para implementar políticas, para a obtenção dos resultados pretendidos pelos órgãos públicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1764344 - SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
Interno - 2562975 - DIEGO MOTA VIEIRA
Interna - 1615102 - MAYLA CRISTINA COSTA MARONI SARAIVA
Externa à Instituição - CELINA MARIA DE SOUZA - UFBA
Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ GRIN - FGV
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 10:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35