Retenção em treinamentos corporativos: desenvolvimento e aplicação de um instrumento genérico de avaliação
treinamento; retenção; manutenção; autoeficácia; suporte à transferência de treinamento
As organizações têm realizado elevados investimentos anuais em treinamento e desenvolvimento, contudo o campo ainda apresenta desafios teóricos e metodológicos. Um desses desafios está relacionado ao fenômeno da retenção, o qual é definido como o quanto as mudanças ocorridas em um indivíduo, medidas em termos de conhecimentos, habilidades ou comportamentos, e que são resultantes de um treinamento, permanecem ao longo do tempo. Esse fenômeno é adotado, portanto, como o foco do presente trabalho. E é a partir da identificação da produção de conhecimentos sobre esse tema que nasce o objetivo deste projeto de pesquisa: desenvolver e aplicar um instrumento genérico de avaliação da retenção em treinamentos corporativos. Para o atingimento desse objetivo, serão realizados dois estudos. O Estudo 1 objetiva construir e investigar evidências de validade de um instrumento genérico de avaliação da retenção em treinamentos corporativos. Já o Estudo 2 objetiva aplicar o instrumento desenvolvido no estudo anterior em uma análise de regressão múltipla entre retenção (variável critério), autoeficácia (variável preditora) e suporte à transferência de treinamento (variável preditora). Os estudos serão conduzidos com trabalhadores de uma instituição financeira, egressos de treinamentos realizados em modalidades autoinstrucional e online ao vivo. Entende-se que o atingimento dos referidos objetivos trará contribuições metodológicas para os estudos sobre retenção, ao apresentar um instrumento genérico para sua avaliação, além de contribuições teóricas para a compreensão da relação da variável retenção com as variáveis autoeficácia e suporte à transferência de treinamento