Banca de DEFESA: Carlos Lucas Campelo Freitas de Barros

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Carlos Lucas Campelo Freitas de Barros
DATA : 31/05/2023
HORA: 17:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

VALORES ORGANIZACIONAIS E DESEMPENHO ESTRATÉGICO: Estudo em uma Empresa

Brasileira do Ramo Financeiro e de Seguros


PALAVRAS-CHAVES:

 

Cultura Organizacional, Eixos, Valores, Estratégia Organizacional, Desempenho, Liderança


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A importância do alinhamento entre cultura organizacional e estratégia vem se consolidando ao longo das últimas décadas, tornando esta relação objeto de atenção no contexto das organizações contemporâneas. O alinhamento entre cultura e estratégia é repetidamente abordado pela literatura científica sobre gestão, por tratar dos possíveis efeitos na condução do comportamento ligado ao sucesso organizacional e influenciar, assim, o desempenho organizacional. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo geral testar o efeito preditivo entre a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sob a ótica de seus colaboradores, sobre indicadores de desempenho organizacional de uma Empresa brasileira que atua no segmento financeiro e de seguros. Estabeleceu-se a seguinte pergunta de pesquisa: a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sob a ótica de seus colaboradores, prediz indicadores de desempenho organizacional de uma Empresa brasileira que atua no segmento financeiro e de seguros? Definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) descrever a visão geral de colaboradores acerca da percepção dos eixos da cultura da Organização; b) descrever a influência da percepção dos eixos da cultura organizacional junto às unidades corporativas, para o alcance da estratégia da Organização; c) descrever a influência de percepção dos eixos da cultura junto às unidades de negócio, para o alcance da estratégia da Organização; e d) apresentar evidências de validade interna da escala de frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional. Foram definidas hipóteses de pesquisa buscando o relacionamento empírico entre as variáveis, a fim de se verificar as relações existentes entre cultura organizacional e estratégia, sendo a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional, sobre as rotinas de trabalho, a variável antecedente, e o indicador do indicador de aderência estratégica a variável critério. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de abordagem mista, descritiva na abordagem qualitativa e explicativa na abordagem quantitativa. O lócus trata de uma Organização privada brasileira, de atuação nacional. O estudo compreendeu três etapas, a saber: na primeira etapa, qualitativa (Q1), foram realizadas entrevistas, junto a colaboradores da Organização, tendo por objetivo levantar impressões e opiniões acerca dos temas em estudo; a segunda etapa, quantitativa (Q2), teve por objetivo medir a frequência de percepção dos eixos de cultura organizacional no dia a dia do trabalho e sua relação preditiva com o alcance do Indicador de Aderência Estratégica, por meio do levantamento (survey) da percepção de colaboradores da Empresa; e, por fim, a terceira etapa, qualitativa (Q3) buscou levantar a percepção de gestores, de diferentes unidades, sobre os resultados obtidos até então, visando, assim, à triangulação metodológica pela complementaridade. Foram realizados procedimentos de análise de conteúdo e procedimento estatístico nas etapas qualitativas. Para a testagem quantitativa das hipóteses de pesquisa, foram realizados testes estatísticos (ANOVA e regressão linear múltipla) para se verificar o grau de predição, na Organização, a partir do possível relacionamento entre as variáveis estudadas. Como resultados deste trabalho, por meio da análise de dados secundários (Q2) foi apresentada relação de predição entre a frequência de percepção dos eixos da cultura organizacional sobre indicadores de desempenho estratégico da Organização. Essa relação de predição entre a variável critério representado pelo indicador IAE (N=695 e R Quadrado Ajustado 0,082), e dois fatores da variável independente (Soft e Hard Skills) associado a variável tipo de unidade (UC/UN) teve relação de significância, a essa relação soma-se ao esforço das etapas qualitativas (Q1 e Q3) cujo resultado apresentou forte aderência entre as variáveis sob a ótica dos entrevistados. Limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros são apresentados ao final deste trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS - UECE
Presidente - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
Interna - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Interno - 1719139 - PEDRO PAULO MURCE MENEZES CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 17:24
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