Argumentos publicitários de supermercados e restaurantes: como eles afetam a intenção de compra e o valor da marca baseado nos consumidores de alimentos locais?
Alimentos locais. Intenção de compra. Valor da marca. Restaurantes. Supermercados. Argumentos publicitários. Experimento
O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de diferentes argumentos publicitários na intenção de compra e no valor da marca baseado nos consumidores de alimentos locais de supermercados e restaurantes. Para isso, será realizado um experimento intra e entre-sujeitos com consumidores de alimentos locais, através da aplicação de um questionário online. O tipo de argumento publicitário - contendo benefício ambiental, benefício socioeconômico ou atributos do produto (eg. sabor e frescor) - empregado no anúncio publicitário e o tipo de varejo (supermercado e restaurante) serão as variáveis manipuladas, independentes. Já as métricas de valor da marca (conhecimento, imagem, qualidade, lealdade e exclusividade) e de intenção de compra serão as variáveis dependentes. Técnicas multivariadas serão empregadas para analisar os resultados. A pesquisa poderá contribuir com avanços nos estudos sobre o consumo de alimentos locais, tema ainda pouco retratado no Brasil.