Banca de QUALIFICAÇÃO: Tamires Moura Fernandes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tamires Moura Fernandes
DATA : 17/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

O impacto da qualidade da relação líder-membros no bem-estar no trabalho: teste de um modelo estrutural no serviço público


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade da relação líder-membros; Bem-estar no trabalho; Modelos de mensuração; Modelo estrutural de predição.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Considerando a importância crescente que as pessoas vêm adquirindo enquanto ativos valiosos no contexto laboral, a promoção do bem-estar no trabalho tem ocupado pauta cada vez mais prioritária nas organizações. O bem-estar no trabalho, portanto, se estabelece como um aspecto fundamental no alcance de resultados individuais, de equipe e organizacionais. Existem diversos estudos que analisam os fatores que impactam o bem-estar no trabalho, e muitos enfatizam a importância da liderança enquanto preditor de bem-estar. Contudo, não foram encontrados na literatura estudos que analisem especificamente a qualidade da relação líder-membros como antecedente de bem-estar no trabalho, a partir do quadro conceitual de bem-estar que une as perspectivas hedônica e eudaimônica, constituindo uma lacuna relevante na literatura, que este estudo tem o intuito de suprir. Assim, a presente pesquisa, descritiva, exploratória e com abordagem quantitativa, tem o objetivo de testar o impacto da qualidade das relações líder-membros no bem-estar no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB), lócus escolhido por também representar uma lacuna no que tange aos estudos sobre bem-estar em instituições públicas. Para atingir esse objetivo, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura internacional, uma para cada variável da pesquisa, estruturadas no formato de artigos científicos. Dessa maneira, a apresentação do estado da arte das variáveis estudadas – qualidade da relação líder-membros e bem-estar no trabalho – proporcionou a discussão dos principais itinerários de pesquisa até o momento e a indicação de uma agenda de pesquisa para estudos ulteriores. A amostra alvo da pesquisa é de 250 servidores, visando um poder estatístico de 95% e considerando eventuais perdas na etapa de tratamento dos dados. A coleta de dados ocorrerá de forma online, por meio de levantamento (survey), com a aplicação de questionários. Os dados coletados serão analisados por meio de análises estatísticas descritivas e modelagem por equações estruturais para testar os modelos de mensuração das variáveis e o modelo estrutural de predição. Por fim, espera-se que os resultados do estudo proporcionem um diagnóstico para os gestores públicos da organização pesquisada implementarem práticas de gestão de pessoas que contribuam para melhorias no bem-estar dos servidores e para a promoção de ambientes de trabalho mais humanizados, saudáveis e produtivos, a partir da identificação de aspectos positivos e críticos na relação desenvolvida entre líderes e suas equipes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315555 - GISELA DEMO FIUZA
Externa à Instituição - KARLA VELOSO COURA - UNIMONTES
Interno - 3299434 - MARCUS VINICIUS SOARES SIQUEIRA
Interna - 1808014 - TATIANE PASCHOAL
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 10:06
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