A FACE SOMBRIA DA BELEZA: UM ESTUDO SOBRE A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS DE CUIDADOS COM A PELE
Vulnerabilidade do consumidor; Cosméticos; Cuidados da pele.
O mercado consumidor de cosméticos no Brasil está em posição de destaque em relação aos demais países do globo. Para atingir números expressivos e atrair cada vez mais compradores, a indústria cosmética faz uso de duas estratégias principais. A primeira delas é a utilização de apelos de marketing nos rótulos que podem não ser fidedignos à composição real do cosmético com potencial de enganar o consumidor. A segunda estratégia consiste no uso da publicidade, capaz de veicular resultados intangíveis como atrativo e, consequentemente, fazer com que o consumidor se sinta impotente. O emprego destas duas estratégias revela o “lado sombrio” do marketing que está diretamente relacionado ao conceito de vulnerabilidade do consumidor. Apesar da relevância do tema, existe uma escassez de estudos sobre cosméticos que utilizam a teoria de vulnerabilidade como plano de fundo para suas análises. Diante disso, tornou-se necessário conduzir uma revisão sistemática da literatura de cosmetovigilância, temática correlata capaz de trazer indícios sobre a vulnerabilidade do consumidor de cosméticos. Nesse levantamento, os cosméticos de cuidados com a pele se destacaram no ranking de produtos suspeitos, aptos a promover reações adversas variadas nos consumidores. Assim, o objetivo desta pesquisa será propor um modelo de vulnerabilidade do consumidor de cosméticos de cuidados com a pele. Para isso, será conduzida uma pesquisa multimétodo. A fase qualitativa contará com a condução de grupos focais a fim de explorar as dimensões que contribuem para a vulnerabilidade do consumidor de cosméticos de cuidados com a pele. Já a fase quantitativa contará com os procedimentos de desenvolvimento de instrumento, verificação de indícios de validade e testagem de relações do modelo