ABRINDO A CAIXA PRETA DO INTERMEDIÁRIO DE MARKETING: Explorando seus papéis na Jornada de Compra do Cliente
jornada de compra do cliente; pontos de contato; experiência do cliente; intermediários de marketing
Embora a jornada de compra do cliente seja um campo de estudo crescente, o seu foco no cliente ignora a dinâmica que caracteriza a influência de outros indivíduos ou grupos relevantes, como os intermediários de marketing. Para contribuir para o avanço da área, esta tese explora os papéis e atividades dos intermediários de marketing na jornada de compra e os tipifica. São identificadas quinze características que definem os principais tipos de intermediários de marketing, verificando-se que a única característica comum dos quatro intermediários de marketing é o gosto (estilo). Com base nesses achados, são propostos estudos que visam 1) mapear empiricamente as características dos intermediários de marketing; 2) identificar os stakeholders que interagem com os intermediários de marketing ao longo da jornada de compra; e 3) identificar estratégias e pontos de contato desenvolvidos pelas empresas para atender intermediários de marketing em todas as fases da jornada do cliente.