Suportes Organizacional e à Aprendizagem, Impacto de Treinamento de Lideranças, Estilos de Liderança e Desempenho do Líder: Um Estudo Multinível
desempenho de líderes no trabalho; percepção de suporte organizacional; suporte à aprendizagem; impacto de treinamento em profundidade; impacto de treinamento em amplitude; estilos de liderança; modelagem multinível.
O foco desta proposta de tese é o estudo do desempenho de líderes no contexto de organizações públicas brasileiras, em perspectiva multinível. O desempenho no trabalho resulta de relações entre variáveis de nível de contexto/do ambiente organizacional, e variáveis humanas/de nível individual. Isso é especialmente importante quando se trata do desempenho em liderança, que traz em si a relação entre indivíduos e grupos, sob influência do ambiente, em processos de interação e influência social com vistas ao alcance de objetivos organizacionais. Desempenho e liderança são reconhecidos como fenômenos complexos, multideterminados e multiníveis, que têm nos estudos multiníveis uma agenda de pesquisa em desenvolvimento. Por sua vez, o desempenho em liderança no contexto da administração pública brasileira é também um tema que merece maior atenção nos estudos científicos. Identifica-se a necessidade de melhor compreender variáveis relacionadas ao desempenho de líderes no trabalho, tanto no nível dos indivíduos como no seu contexto. Frente a isso, esta proposta de tese tem como objetivo geral investigar se o desempenho de líderes no trabalho, em distintos contextos laborais, é influenciado por impacto de treinamento, percepção de suporte organizacional e à aprendizagem, e estilo de liderança, numa perspectiva multinível. Em síntese, esta pesquisa defende a tese de que o desempenho de líderes no trabalho resulta de fatores individuais e de contexto, sendo significativamente influenciado por percepções compartilhadas nos grupos, que geram representações e comportamentos sociais. Especificamente, defende-se que percepções individuais e compartilhadas, em grupos, de suporte organizacional e à aprendizagem, impacto de treinamento, em profundidade e em amplitude, e estilo de liderança, predirão o desempenho autoavaliado de líderes no trabalho. A pesquisa empírica proposta classifica-se como explicativa e confirmatória, por testar hipóteses relativas ao efeito de variáveis individuais e de contexto na predição da variável critério. Adota-se métodos mistos, com encadeamento Quali-Quanti-Quali, em recorte temporal transversal. Almeja-se que a triangulação entre métodos e fontes possibilite a complementaridade entre dados e análises, para uma compreensão mais apurada e aderente à realidade do fenômeno em estudo – o desempenho de líderes em organizações públicas brasileiras.