Maturidade, atitudes, liderança incentivadora e estratégia corporativa percebidos na prática de uso de data mining para a efetividade no redesenho de políticas de gestão de pessoas: um estudo multinível
Maturidade na Prática de Uso de Data Mining, Atitudes Perante o Uso de Data Mining, Liderança Incentivadora ao Uso de Data Mining, Adoção de Estratégias Corporativas ao Uso de Data Mining, Gestão de Pessoas, Efetividade
As organizações usufruem atualmente das funcionalidades de sistemas de gestão de pessoas para contribuir nos seus processos operacionais, registrando um volume considerável de informações dos seus colaboradores ou servidores. Informações estas que praticamente dobram a cada dois anos. A opção de implantação de um sistema ou processo relacionado a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), para aproveitar e tratar este volume de dados, pode envolver a mobilização de muitos recursos, mas também pode oferecer vantagens competitivas consideráveis. Essa decisão estratégica, conforme análise do presente trabalho, perpassa pela legitimidade do tema data mining, alcançando a percepção e comportamento de colaboradores, principalmente de líderes e gestores, sobre a maneira de lidar com este mesmo tema. Esta tese parte da premissa de que o uso do data mining, enquanto estratégia metodológica e instrumental para o desenho de práticas de gestão de pessoas, dependerá de fatores individuais, relacionados à reflexão/percepção sobre os limites da sua própria utilização, tais como o comportamento de lideranças promovendo confiança e o estímulo ao uso deste instrumental. Ao mesmo tempo, existe a premissa de que o uso de data mining também dependerá de fatores contextuais, entendidos como práticas sociais coletivas, que darão a orientação, mesmo informal ou implícita, acerca dos comportamentos socialmente compartilhados e realizados, tais como como a maturidade das práticas associadas ao data mining, atitudes sociais compartilhadas favoráveis ao uso do data mining e a estratégia organizacional aderente aos produtos associados ao data mining. Na presente pesquisa uma modelagem multinível é proposta, abrangendo as relações teóricas hipotetizadas em termos da sua operacionalização. Defende-se que algumas variáveis relacionadas ao comportamento humano nas organizações, a saber: a) a percepção de maturidade na prática de uso de data mining; b) as atitudes perante o uso de data mining; c) a percepção de liderança incentivadora ao uso de data mining; d) a percepção de adoção de estratégias corporativas ao uso de data mining; sobre condições que são dadas pelas organizações de trabalho, são capazes de explicar a percepção de efetividade no redesenho de políticas de gestão de pessoas na prática do uso de data mining.