A CONSTITUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO CAMPO DE PÚBLICAS
Campo de Públicas, profissionalização, egressos
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a influência dos paradigmas da administração pública na formação e na atuação profissional de egressos de um recente campo científico chamado de Campo de Públicas. Apresenta as principais reflexões teóricas sistematizadas, bem como o planejamento de execução do projeto de pesquisa. Essa área do conhecimento foi formalmente instituída em 2014 no Brasil por meio de diretrizes curriculares próprias, apesar de o primeiro curso da temática ser datado de 1952. Para se identificar as principais lacunas teóricas sobre o tema da pesquisa, buscou-se discutir as bases conceituais presentes nas formas de administração pública (patrimonial, burocrática, gerencial e societal) bem como nas reformas da gestão pública ocorridas na história do país. Também foram discutidas as bases da formação desse campo do saber, seus paradigmas e seu histórico recente no Brasil, além de debater sobre competências profissionais para o trabalho no setor público. Também estarão elencadas no texto a metodologia para a construção do trabalho, bem como seu cronograma e instrumentos de pesquisa já organizados.