Efetividade de equipes organizacionais: o papel da virtualidade
Efetividade de equipes. Virtualidade. Desenho do trabalho. Gestão. Setor público.
Este projeto de tese tem por objetivo propor modelo de investigação de relações entre os construtos virtualidade de equipe, desenho do trabalho e efetividade de equipe. Para tanto, a análise da literatura é realizada à luz de reflexões constantes em trabalhos seminais, revisões de literatura e meta-análises, com o intuito de oferecer subsídios para pesquisas sobre os temas abordados. A compreensão do fenômeno parece exigir esforços mais aprofundados, relacionados às características do trabalho desenvolvido e ao contexto no qual a equipe está inserida. São apresentados desafios relacionados à conceituação e, consequentemente, à mensuração da virtualidade da equipe, assim como lacunas de pesquisa relacionados aos construtos centrais deste projeto. A tese é de que a virtualidade influencia as relações entre o desenho do trabalho e a efetividade da equipe. Quanto à organização do texto, além da introdução, este projeto está estruturado em seis seções. Na seção dois (2) é apresentado o referencial teórico, composto pelas subseções efetividade de equipes (2.1); virtualidade (2.2); análise da literatura sobre efetividade de equipes organizacionais em contexto de virtualidade (2.3); desenho do trabalho da equipe (2.4); e lacunas e a agenda de pesquisa derivadas da literatura analisada (2.5). Na seção três (3) é apresentado o modelo teórico. Na seção quatro (4) são enunciados os aspectos metodológicos desse projeto, a saber: delineamento da pesquisa (4.1); caracterização do campo (4.2); e o detalhamento dos procedimentos metodológicos propostos (4.3). Na seção cinco (5) são descritos os resultados esperados e, na seção seis (6), o cronograma de atividades previstas para o período 2023-2024. As referências encerram o presente projeto de pesquisa. Sugere-se que as equipes que possuem melhor desenho do trabalho, apresentam maior efetividade mesmo em diferentes níveis de virtualidade.