O ECOSSISTEMA DE SERVIÇO E A COCRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO CLUBÍSTICO
clubes; lógica dominante do serviço; co-criação de valor; ecossistemas de serviço
Os clubes são agremiações onde as pessoas se reúnem para interagir, praticar esportes, realizar eventos, confraternizar ou simplesmente para estar ao ar livre. Muitos destes clubes, como os de Brasília, são considerados patrimônios históricos de suas cidades e que ainda resistem às mudanças ao longo do tempo, mesmo em um mundo cada vez mais competitivo e com mais opções de lazer. Este trabalho buscou, pela ótica da cocriação de valor derivada da lógica dominante do serviço, ver como os clubes do Distrito Federal atuam em suas rotinas e como interagem entre si, procurando melhorar suas ofertas de serviço. Dentre os objetivos da pesquisa, tinha-se que era de caracterizar o ecossistema de serviço no contexto destes clubes, mapear os atores e instituições e caracterizar os mecanismos de cocriação entre as organizações deste ecossistema. Ao realizar entrevistas em profundidade com participantes de três clubes e com o sindicato patronal da categoria, além da observação não participante do pesquisador, obtiveram-se resultados para vários conceitos-chave dos níveis de análise de Reynoso, Barile, Saviano e Spohrer (2018), utilizados para nortear o trabalho. Foi constatado que, apesar de características interessantes como a ideia de uma não agressão mútua entre os clubes e de iniciativas de integração de recursos entre eles, que não pode ser dito que há um ecossistema de serviço neste setor dos clubes, e que a cocriação de valor ocorre de maneira ainda incipiente. Sugeriram-se ações para incentivar a cocriação de valor dentro deste ecossistema que se inicia e uma agenda para pesquisas futuras também foi disponibilizada.