Banca de DEFESA: Luciana Oliveira Militão

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Oliveira Militão
DATA : 19/02/2024
LOCAL: PPGA

A relevância da confiança entre atores-chave para a cocriação de valor e a prevenção da codestruição de valor na transição energética fotovoltaica brasileira

Confiança; cocriação de valor; codestruição de valor; transição energética fotovoltaica; comunidade energética.

As comunidades energéticas estão impulsionando a transição energética fotovoltaica, mediante a geração de energia limpa e renovável a partir da fonte de energia solar. Trata-se do envolvimento de cidadãos, do governo e de outros atores na prestação do serviço de energia fotovoltaica. Entretanto, no cenário atual de falta de confiança de cidadãos no governo, é preciso compreender como as demais relações de confiança entre os atores envolvidos contribuem para a cocriação de valor e a prevenção da codestruição de valor nesse serviço público. Diante desse contexto, o objetivo desta tese foi analisar a relevância da confiança entre atores-chave para a cocriação de valor e a prevenção da codestruição de valor na transição energética brasileira. A pesquisa é exploratório-descritiva e sua abordagem é qualitativa. Foi adotado o estudo de caso único do ecossistema formado em torno da primeira cooperativa de geração de energia fotovoltaica de Minas Gerais. Este é o Estado com a maior capacidade instalada de energia fotovoltaica no ranking nacional. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com múltiplos atores. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo. Inicialmente, os múltiplos atores do ecossistema de serviço de energia fotovoltaica foram identificados e agrupados a partir de suas características e funções. Os resultados apresentaram novos aspectos da propensão a confiar, ressaltando a relevância desse construto que vem recebendo pouca atenção nas pesquisas sobre confiança. Foram identificadas três práticas e quatro recursos integrados nos encontros de serviço. Os achados da pesquisa revelaram que a confiança de usuários de energia em atores do ecossistema pode impulsionar a percepção de valor e prevenir a perda de valor. Ao final, os atores-chave para a rede de confiança da comunidade energética em análise foram identificados. Esses resultados podem contribuir para futuras pesquisas sobre a confiança, a cocriação de valor e a codestruição de valor, bem como para o desenvolvimento gerencial, econômico e social das comunidades energéticas e o consequente avanço na agenda de sustentabilidade ambiental.

Presidente - 1228109 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
Interna - 1905467 - PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS
Externa à Instituição - FARIDAH DJELLAL - UL
Externa à Instituição - CÉLINE VIALA - USPN