Banca de DEFESA: Tatiane Alves de Melo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tatiane Alves de Melo
DATA : 21/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

LIDERANÇA, PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DE VIDA NO TELETRABALHO: PROPOSTA DE UM MODELO DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO DO SERVIÇO PÚBLICO


PALAVRAS-CHAVES:

Liderança; Práticas de Gestão de Pessoas; Qualidade de Vida no Teletrabalho; Trabalho Remoto; Serviço Público


PÁGINAS: 211
RESUMO:

O delineamento abrupto de um cenário (pós)pandêmico mundial, que tem se apresentado ciclicamente, marcou o (re)pensar da dinâmica das organizações e modos de trabalhar. O trabalho remoto no contexto de pandemia tornou-se alternativa estratégica para as organizações, impactando, sobretudo, a saúde mental e o bem-estar dos teletrabalhadores. Neste sentido, as contribuições dos Estudos Organizacionais Positivos, orientados à busca por melhorias nos ambientes organizacionais, com foco nas virtudes e nas emoções positivas como fatores impulsionadores das potencialidades das pessoas e das organizações, provocou a reflexão sobre a qualidade de vida no teletrabalho. Por conseguinte, a liderança assumiu papel singular no desenvolvimento de atitudes positivas, articulando estratégias, políticas e práticas para alcançar resultados organizacionais efetivos. Não obstante o aumento da quantidade de organizações que têm adotado o teletrabalho, ainda são escassos os estudos que investigam antecedentes e consequentes da qualidade de vida no teletrabalho (QVTe), notadamente no contexto do serviço público, constituindo uma importante lacuna na literatura que este estudo pretendeu preencher. Assim, a partir de lentes multiparadigmáticas, o presente estudo, de natureza multimétodo, teve como objetivo precípuo propor um modelo para analisar as relações entre liderança, práticas de gestão de pessoas (GP) e qualidade de vida no contexto do teletrabalho de servidores públicos, ainda inexplorado na literatura científica. O lócus da pesquisa foi a Reitoria e os Campi de uma Instituição Federal, aqui denominada Instituição Federal de Ensino. Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A amostra foi composta por servidores públicos (técnicos administrativos em educação – TAEs – e gestores dos servidores TAEs) em teletrabalho. No intuito de alcançar os objetivos propostos, esta tese está estruturada em oito capítulos, sendo o primeiro a introdução e o último a conclusão. Os demais capítulos estão estruturados no formato de artigos científicos, interdependentes e complementares. Em primeiro lugar, os capítulos 2, 3 e 4, com abordagem qualitativa, por meio de revisões sistemática da literatura, desenharam o estado da arte das três variáveis estudadas, quais sejam, liderança, práticas de gestão de pessoas e QVTe, para traçar os itinerários de pesquisa e propor agendas para estudos ulteriores. Realizou-se um levantamento de artigos científicos, sem recorte temporal, utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science. No capítulo 5, a proposta de natureza quantitativa, foi identificar as percepções dos servidores públicos com relação às variáveis investigadas. Tais percepções foram percebidas pela amostra e indicaram a efetividade da atuação da liderança, a urgência em (re)visitar e (re)desenhar as práticas de GP, bem como os impactos delas na QVTe dos teletrabalhadores. O capítulo 6, com abordagem quantitativa, objetivou identificar a relação entre as variáveis de pesquisa. Desse modo, as relações supostas nas análises do modelo de mediação testado foram significativas, além da confirmação de todas as quatro hipóteses pesquisadas. O ineditismo do modelo de mediação testado afirmou-se como a maior contribuição, demonstrando o papel crucial que as práticas de GP desempenham na relação entre liderança e QVTe, ou seja, práticas de GP medeiam parcialmente a relação entre liderança e QVTe. O capítulo 7, com natureza qualitativa, apoiou-se na realização de 43 entrevistas semiestruturadas com gestores dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) em teletrabalho, identificando 8 categorias temáticas a posteriori. As percepções dos gestores indicaram a importância do papel da liderança e atuação das práticas de GP em prol da QVTe. Neste sentido, faz-se necessário (re)visitar as tradicionais práticas de GP e promover a valorização da carreira dos servidores TAEs, rumo a uma gestão organizacional cada vez mais estratégica, efetiva, humanizada e baseada em evidências. Como contribuição teórica, esta tese avançou nas pesquisas que focam o comportamento organizacional positivo, sobretudo no modelo ainda inexplorado na literatura científica, particularmente no contexto do teletrabalho no serviço público. Enquanto implicações práticas, esta pesquisa produziu um diagnóstico, a partir de métodos quantitativos e qualitativos, que permitiram uma maior compreensão dos fenômenos estudados, para os gestores públicos da organização pesquisada em relação às percepções da liderança, das práticas de gestão de pessoas e, especialmente, como elas influenciam a qualidade de vida no contexto do teletrabalho. Vislumbrou-se, também, uma contribuição de cunho social, uma vez que a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos, onde o bem-estar e a qualidade de vida assumem protagonismo, pode resultar em uma maior qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos clientes, cidadãos e à sociedade em geral.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RENATA SILVA DE CARVALHO CHINELATO - UFSC
Externa à Instituição - DANIELA CAMPOS BAHIA MOSCON - UFBA
Presidente - 2315555 - GISELA DEMO FIUZA
Interna - 1905467 - PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS
Interna - 1808014 - TATIANE PASCHOAL
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 14:41
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