Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA GREICE LOPES RIBEIRO BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA GREICE LOPES RIBEIRO BARROS
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Teams

ATRIBUTOS UTILIZADOS PELOS CONSUMIDORES DE VINHOS DO DISTRITO FEDERAL NO PROCESSO DE COMPRA

compra; vinícola; competitividade; comportamento do consumidor

O vinho é um produto que possui uma natureza complexa, variando entre um produto comum e um bem de luxo, significando muitas vezes um símbolo de status social, possuindo assim um carácter ambíguo e contemporâneo, que explora culturas, história, identidade, socialização e valor, o que torna necessário a compreensão de como é o seu consumo e a sua percepção por parte dos consumidores. É um produto que evidencia um processo difícil de escolha para os consumidores, pois além de sua natureza complexa, há nos pontos de vendas uma expressiva variedade de marcas, tanto nacionais quanto internacionais. Devido ao fato de, muitas vezes os consumidores não poder acessar as características de qualidade do vinho sem antes comprá-lo ou prová-lo, essas informações já devem estar disponíveis tanto fisicamente, quanto mentalmente e caso não tenham tido essa experiência com o produto, os consumidores buscam informações através de publicidade ou com pessoas que já possuem este conhecimento. O consumidor de vinho apresenta um comportamento relacionado com o grau de envolvimento com este produto, pois quanto maior o grau de envolvimento maior será o interesse e mais complexa será sua decisão de escolha, enquanto que consumidores com menor grau de envolvimento, possuem menor conhecimento e tendem a simplificar suas decisões de escolha. Consumidores que possuem um maior grau de envolvimento tendem a escolher os vinhos não somente utilizando atributos extrínsecos como marca, região de origem e preço, mas também utilizam dos atributos intrínsecos como conteúdo físico-químico, teor alcoólico, cor e sabor em sua tomada de decisão. Ou seja, a percepção que os consumidores têm acerca do vinho são baseadas nas propriedades que se encontram na base de compra, que são seus atributos e estes devem ser estudados pelas empresas vinícolas, como forma de entendimento do que o consumidor para o qual a empresa pretende vender, deseja e procura, obtendo assim uma vantagem competitiva concorrencial. No Distrito Federal, tem surgindo diversas vinícolas com produção destinada a população local e nacional, então esse estudo se propõe a identificar quais os atributos que são influenciadores na escolha do consumidor residente no Distrito Federal, quando compra uma garrafa de vinho. A presente pesquisa se caracteriza por ser de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritiva, de abordagem quantitativa, o desenvolvimento se dará através da aplicação de um questionário Survey na plataforma Google Forms para coleção de dados. No questionário será usado o método conhecido como escala Likert, de cinco pontos e os resultados obtidos serão analisados através do coeficiente de alfa de Cronbach.

Interno - 2267567 - ARMANDO FORNAZIER
Interno - 2700346 - MARLON VINICIUS BRISOLA
Interna - 1854741 - VANIA FERREIRA ROQUE SPECHT
Externa à Instituição - MARIA MISLENE ROSADO DE SOUSA - IFPI