Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA ALICE SANDES ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA ALICE SANDES ALVES DA SILVA
DATA : 31/03/2024
LOCAL: Brasilia, DF - Por videoconferência

DIAGNÓSTICO DA CAPACIDADE ESTÁTICA DA ARMAZENAGEM DE GRÃOS NO BRASIL

Armazenagem de grãos, Política Pública, Gerenciamento de Produção, Prospecção, Milho

A armazenagem é um elo relevante dentro das cadeias de produção, tendo em vista que pode proporcionar segurança e confiança aos produtores para investir no incremento de sua produção e vender seu produto em momento oportuno, atendendo aos mercados interno e externo em condições competitivas. A necessidade de criação de estoques de produtos com a finalidade de garantir o atendimento do mercado em caso de eventuais perdas de safra, clima adverso, desastres naturais ou conflitos internacionais, como os vistos nos últimos tempos, deve também ser considerado. Uma das políticas públicas existentes no Brasil é o Programa para Construção e Ampliação de Abastecimento (PCA), divulgado em 2013 pelo Governo Federal, e que tem como objetivo financiar até 100% dos investimentos em ampliação da capacidade de armazenagem por meio da construção e/ou da ampliação de armazéns. Um programa governamental pensado exclusivamente para esse setor demonstra a sua relevância para o agronegócio como um todo. Logo, a existência de uma rede armazenadora condizente com a produção agrícola local é fator relevante para a segurança e o desenvolvimento do agronegócio nacional. A cada safra, a produção brasileira de grãos bate recorde. A produção de milho no Brasil é a terceira maior do mundo, destacando o país como o segundo maior exportador (Coêlho, 2021). A Conab (2023) previu uma produção de 131,9 milhões de toneladas de milho para a safra 2022/23, representando um aumento de 16,6% em relação à safra anterior. O milho é a segunda maior cultura de importância na produção agrícola no Brasil, ficando atrás da soja, e tem como característica o equilíbrio entre o consumo interno e as exportações (CNA, 2016). A relevância do agronegócio para a economia do Brasil levanta a necessidade de mais estudos sobre a realidade da produção agrícola, da sua demanda e consumo, e da sua dinâmica de armazenamento e escoamento, sendo possível ampliar a visão do futuro do agronegócio brasileiro. Considerando a necessidade de existir uma rede de armazenagem capaz de resguardar a produção brasileira de grãos, especialmente da cultura do milho, esta pesquisa busca responder a seguinte pergunta: qual a capacidade estática disponível para armazenagem de milho no cenário atual e qual a capacidade estática de armazenagem adequada para um cenário de 10 anos, de modo a atender a produção nos estados brasileiros mais relevantes para a cultura?

Presidente - 2700346 - MARLON VINICIUS BRISOLA
Interno - 1345451 - JAIM JOSE DA SILVA JUNIOR
Interna - 1854741 - VANIA FERREIRA ROQUE SPECHT
Externa à Instituição - DEISE MENEZES RIBEIRO FASSIO