PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: MARIANA MACHADO E SILVA

DISCENTE : MARIANA MACHADO E SILVA
DATA : 12/04/2024
LOCAL: Multiusos A e ZOOM

Sobre Pregos e Ferramentas: a cultura animal a partir da contribuição dos macacos-prego(Sapajuslibidinosus)

Cultura Animal; Primatologia; Macacos-prego; Antropologia daCiência;Etologia.

São muitos os atributos e características que, ao longo da história, tentaramsepararoshumanos do restante dos animais, sendo os últimos definidos, principalmente, pelas ausênciasde atributos que se encontram no primeiro. A Etologia, ciência que estuda o comportamentoanimal, realizou uma verdadeira revolução científica ao executar pesquisas e perguntassobreos aspectos sociais e culturais do comportamento de animais, sobretudo na Primatologia,ciência que estuda os primatas, que até então, eram investigados, quase exclusivamente, poraspectos biológicos. A partir deste contexto, esta dissertação tem como objetivo realizar umainvestigação, no campo da antropologia da ciência, sobre a cultura animal, principalmentedacultura primata, a partir de inscrições em artigos científicos especificamente de primatólogos,e irá focar na contribuição de uma espécie de primatas neotropicais, os macacos-prego. Sendoassim, o capítulo 1 irá contextualizar o debate da cultura animal alémde trazer umnovaabordagem para perceber e investigar esta questão e o capítulo 2 será focado emdemonstraras contribuições dos macacos-prego para a noção de cultura animal a partir das inscriçõessobre as noções de uso de ferramentas, aprendizagem social, cultura e tradição social dentrodos artigos científicos.

Externa à Instituição - ANDRÉA BARBOSA OSÓRIO SARANDY - UFF
Externo à Instituição - FELIPE SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTRO - PUC - RJ
Presidente - 1531121 - GUILHERME JOSE DA SILVA E SA
Interna - 1550704 - MARCELA STOCKLER COELHO DE SOUZA