PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Amanda Bartolomeu Santos

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Amanda Bartolomeu Santos
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Multiusos A e ZOOM

O CUIDADO FOI COM REMÉDIO APURINÃ: Políticas de saúde, medicamentos e chás no enfrentamento à covid-19 em Pauini/AM

Apurinã; Saúde Indígena; Medicamentos; Remédios; Cuidado.

Dentre a multiplicidade de vivências da pandemia, esta tese descreve cenários de enfrentamento à covid-19 em Pauini/AM, a partir de diálogos com indígenas do povo Apurinã, registrando estratégias das instituições e das comunidades para evitar a chegada da doença e organizar a atenção aos casos que surgiam. A pesquisa etnográfica envolveu entrevistas semiestruturadas, análises de documentos e experiências do meu trabalho na Coordenação Técnica Local da Funai em Pauini. Inicialmente, ao contar como foi a pandemia naquele contexto, descrevo como eram produzidos os números e as categorias que pretendiam medir, apontando para as possibilidades e limites das versões que eles contam. Reflito sobre a construção e gestão de políticas de saúde, investigando os trânsitos entre escalas nacionais, estaduais e o contexto local, ao analisar as presenças e ausências de orientações em torno dos medicamentos recomendados na atenção básica. São descritos os documentos do Ministério da Saúde que abordaram os medicamentos, atentando para a forma como o governo construiu sua postura negacionista nas relações entre estado e ciências. Voltando ao contexto local, descrevo as percepções sobre o uso dos medicamentos, discutindo seu lugar na Saúde Indígena e articulação nas várias práticas de cuidado efetivadas pelas comunidades. Conto sobre o trabalho de proteção e orientação do seu povo feito pelos Pajés Apurinã, bem como sobre os remédios caseiros, muitos tipos de chás, mobilizados naquele momento. Assim, descrevo situações etnográficas que apontam para particularidades relevantes no fazer e na aprendizagem dos chás, como tecnologias entrelaçadas nas práticas de cuidado.

Externo à Instituição - FRANCISCO DE MOURA CANDIDO - UH
Interno - 6400804 - HENYO TRINDADE BARRETTO FILHO
Externa à Instituição - ROSANA MARIA NASCIMENTO CASTRO SILVA - UERJ
Interna - 1535008 - SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES