Banca de DEFESA: EDUARDO GARCIA ARANTES

DISCENTE : EDUARDO GARCIA ARANTES
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Departamento de Design da Universidade de Brasília
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM WEBSITES UNIVERSITÁRIOS: Aplicação do Questionário de Websites Universitários  no estudo de caso da Universidade de Brasília

design de interface; Experiência do Usuário; pesquisa de usabilidade; questionário; websites universitários

O presente estudo teve por objetivo investigar a experiência dos usuários ao utilizar websites universitários. Para tanto, empreendeu-se pesquisa referencial teórica sobre os temas “usabilidade” e “websites institucionais universitários”, dos quais se verificam estudos de casos em websites acadêmicos, bem como a relação destes com o estudo de caso em voga. Dessa feita, inicialmente, procedeu-se um estudo piloto no website do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e, para fins de analogia, uma pesquisa no website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Por conseguinte, como foco da pesquisa, empreendeu-se estudo de caso do website da Universidade de Brasília. De modo quantitativo e qualitativo, para fins metodológicos, fez-se uso de questionário originado da ferramenta Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). Essa ferramenta foi adaptada para a aplicação em websites universitários e denominada Questionário de Websites Universitários (“QWU”). O QWU foi dividido em seis fatores principais, quais sejam: 1) Sobre o usuário; 2) Usabilidade (eficiência e eficácia); 3) Adequação visual; 4) Identificação; 5) Motivação; e, 6) Feedback. Também como via metodológica, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista e semiestruturada, com os designers do website da Universidade de Brasília. Os resultados desses estudos demonstram a eficácia da ferramenta QWU para análise da experiência dos usuários de Websites Universitários. Sobre o estudo de caso, conclui-se a necessidade de melhoria e aprimoramentos no website da Universidade de Brasília, em meio ao desenvolvimento em plataformas e uma tentativa de aperfeiçoamento neste sentido. Por fim, espera-se que a pesquisa possa incentivar outras pesquisas relacionadas a websites, em especial, os acadêmicos, bem como auxiliar os pesquisadores a alcançar seus objetivos.

Interna - 1278847 - DANIELA FAVARO GARROSSINI
Externa à Instituição - ROSIANE PEREIRA ALVES - UFPE
Interno - 2520958 - TIAGO BARROS PONTES E SILVA
Presidente - 2330789 - VIRGINIA TIRADENTES SOUTO