Banca de DEFESA: Marcele Kristine Cardoso Gonzalez

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcele Kristine Cardoso Gonzalez
DATA : 22/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Design da UnB
TÍTULO:
ANÁLISE DO ENSINO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA NO DISTRITO FEDERAL 

PALAVRAS-CHAVES:
Sustentabilidade; Design de Moda; Projeto Pedagógico de Curso; Distrito Federal

PÁGINAS: 90
RESUMO:
O presente trabalho acadêmico objetiva analisar a formação do profissional de design de moda no Distrito Federal por meio do projeto pedagógico dos cursos e análise de dados obtidos por meio de entrevistas e questionários, a fim de compreender como estão as práticas sustentáveis no ensino-aprendizagem das três instituições que ofertam o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda no Distrito Federal. A partir da compreensão que é preciso ir além de uma inclusão documentada nos Projetos Pedagógicos de Curso e portanto, da necessidade de explorar em profundidade a realidade do ensino superior em design de moda, a pesquisa analisa a situação dos três cursos de graduação do Distrito Federal em relação ao ensino-aprendizagem das práticas sustentáveis, sendo: Centro Universitário IESB, Centro Universitário UNIP e Instituto Federal de Brasília e tem por finalidade contribuir com o mapeamento de estratégias para a inserção das premissas de sustentabilidade na formação do aluno. Este trabalho é de natureza exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, utilizando de pesquisa bibliográfica construído mediante revisão bibliográfica e de documentos legislativos e norteadores das instituições, trazendo posicionamento de autores sobre os conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, moda e projeto pedagógico de Curso. O estudo de caso realizado nas três instituições de ensino superior contou ainda com a aplicação de entrevistas e questionários as coordenações e discentes para aprofundar a análise. Com o entrelaçamento das informações obtidas na análise do Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas, estabelece-se um espaço de diálogo que possibilita a formação crítica e ativa dos discentes no que tange a sustentabilidade permitindo que o aluno, por meio de sua formação e prática, atue no campo do design de moda atendendo as demandas mercadológicas e socioambientais. 

MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1122810 - ANA CLAUDIA MAYNARDES
Presidente - 1317371 - BRENO TENORIO RAMALHO DE ABREU
Interna - 1122775 - DIANNE MAGALHAES VIANA
Externo à Instituição - Francisco Nunes dos Reis Junior - IFB
Notícia cadastrada em: 26/12/2023 16:21
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14_Prod.sigaa08