Banca de DEFESA: Lilian Siboney Xavier

DISCENTE : Lilian Siboney Xavier
DATA : 02/04/2024
LOCAL: plataforma zoom - link disponível na página do programa

"Comercialização de alimentos em cantinas de escolas privadas do Distrito Federal"

“Ambiente alimentar escolar; escolas privadas; vendedores ambulantes.”

“Introdução: A escola é um local no qual há a construção da cidadania e da autonomia, podendo afetar a saúde e estilo de vida de toda a comunidade escolar, principalmente dos estudantes. Visto que esses passam grande parte do dia no ambiente escolar, torna-se necessário conhecer o ambiente alimentar escolar de forma mais detalhada. Objetivo: Caracterizar a comercialização de alimentos no interior e entorno de escolas privadas do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico que teve como unidade de análise as escolas de ensino fundamental e médio particulares do Distrito Federal, com foco nas cantinas escolares e nos vendedores ambulantes situados no entorno das escolas. A coleta de dados ocorreu no período de fevereiro a maio de 2023, em 179 escolas particulares, por meio de questionários que abordaram variáveis que compõe o ambiente alimentar escolar. Os alimentos e bebidas foram avaliados por meio de indicadores de disponibilidade de alimentos e comparados com o que é preconizado pelos dispositivos legais do Distrito Federal e pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. A análise descritiva dos dados foi realizada utilizando o SPSS. Resultados: A maioria das cantinas eram terceirizadas (77,7%), contavam cum uma nutricionista (72,1%), ofertavam colação/merenda (99,4%), tinham como forma de publicidade o banner/cartaz do estabelecimento (98%) e o cardápio (88%), aceitavam o “pix” e em espécie (96% cada) como forma de pagamento e não recebiam materiais de incentivo provenientes de fornecedores (99,4%). Quanto aos vendedores ambulantes, grande parte tinha o comércio informal como principal fonte de renda (87,9%), estavam localizados em frente ao portão de acesso à escola (72,4%), trabalhavam no turno da tarde (89,4%), não vendiam os seus produtos em outro local e/ou horário (75,9%) e não sofreram interferências da direção escolar (98,3%). As bebidas e os alimentos mais frequentes nas cantinas foram água mineral (90,5%), suco natural de fruta (82,7%), suco 100% natural de caixinha (62%), o bolo preparação culinária (67,6%), o salgado assado com recheio ultraprocessado (66,5%) e o pão de queijo (65,4%). Já os itens mais ofertados pelos vendedores ambulantes foram a água mineral (44,8%), o refrigerante comum (34,5%), o suco natural de fruta (6,9%), as guloseimas (29,3%), o açaí com cobertura e picolé/sorvete (17,2% cada) As cantinas apresentaram uma maior quantidade de alimentos in natura e minimamente processados e preparações com esses itens e, o comércio informal, maior quantitativo de alimentos processados e ultraprocessados e preparações à base desses alimentos. Tanto as cantinas quanto os vendedores ambulantes estavam em inconformidade em relação aos dispositivos legais distritais. Conclusão: É necessária uma maior conscientização sobre os dispositivos legais distritais e os benefícios de uma alimentação saudável a longo prazo. O governo do Distrito Federal deve estar mais presente e responsável por ações de divulgação, implementação e fiscalização. O Fórum Permanente sobre Alimentação Saudável nas Escolas é um importante ator nesse processo, podendo fornecer suporte técnico e atuar em atividades com toda a comunidade escolar, propagando a Lei e o Decreto. Tornar o ambiente alimentar escolar mais saudável é uma responsabilidade de todos os envolvidos.”

Presidente - 1122739 - ELISABETTA GIOCONDA IOLE GIOVANNA RECINE
Interna - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Externa à Instituição - RAQUEL ADJAFRE DA COSTA MATOS - MS
Externa ao Programa - 1041108 - VIVIAN SIQUEIRA SANTOS GONCALVES - null