Banca de DEFESA: Juliana Lopes Pimentel

DISCENTE : Juliana Lopes Pimentel
DATA : 07/05/2024
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Consumo de alimentos in natura e minimamente processados por adolescentes escolares do Distrito Federal: associação com comportamentos alimentares, hábitos de compra e consumo no ambiente alimentar escolar"

“Adolescentes, consumo alimentar, alimentação escolar, hábitos alimentares, ambiente alimentar.”

“_O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação do ambiente alimentar escolar e padrões de comportamento alimentar e o consumo de alimentos in natura e minimamente processados (AIMP) por adolescentes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O estudo foi realizado com 499 adolescentes do nono ano do Ensino Fundamental, sendo nove escolas públicas e nove privadas. Foi utilizado um questionário autoaplicável com perguntas sobre aspectos demográficos e socioeconômicos, consumo de AIMP no dia anterior, consumo da merenda escolar para alunos de escola pública, compra de alimentos na cantina e no entorno escolar e comportamentos alimentares individuais (número de refeições, comer na presença de telas e alimentação em companhia). Foi realizada Análise de Componentes Principais para identificar padrões de comportamentos alimentares e modelos de Regressão de Poisson com variância robusta para avaliar a associação do padrão de comportamento alimentar e da compra de alimentos no ambiente escolar com o consumo de 5 ou mais grupos de AIMP. Cerca de um terço dos adolescentes consumiram 5 ou mais grupos de AIMP no dia anterior (35,6%). A prevalência foi maior entre os adolescentes de escola pública com padrão de comportamento saudável (RP: 1,48; IC 95%: 1,01-2,21), assim como aqueles com consumo de merenda em mais de 3 vezes na semana (RP: 3,42; IC 95%: 1,41-8,28) e aqueles que compram AIMP no entorno tanto em públicas (RP: 1,39; IC 95%: 1,03-1,86) como privadas (RP: 1,77. IC 95%: 1,17-2,67). Nossos achados reforçam a importância de políticas públicas que promovam a alimentação saudável na adolescência e a regulamentação da venda de alimentos no ambiente escolar.”

Externa à Instituição - LARISSA LOURES MENDES - UFMG
Presidente - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Interna - 2564849 - NATHALIA MARCOLINI PELUCIO PIZATO
Interna - 1905372 - VERONICA CORTEZ GINANI