Banca de DEFESA: Bianca da Nóbrega Rogoski

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bianca da Nóbrega Rogoski
DATA : 04/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: plataforma teams
TÍTULO:

Empatia Literária e Interpessoal entre Crianças: Efeitos da Metodologia LuDiCa


PALAVRAS-CHAVES:

análise conceitual, empatia, empatia literária, leitura dialógica, narrativa.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

A empatia literária surgiu como objeto de pesquisa de interesse nas ciências sociais, a partir da ideia de que ela pode fomentar a empatia nas interações humanas. Entretanto, para se entender o conceito de empatia literária, é preciso entender, primeiro, o conceito de empatia. O presente trabalho mostra que ambos os conceitos têm sido utilizados de formas confusas em pesquisas. Assim, o primeiro objetivo aqui é clarificar os conceitos de empatia e empatia literária. O Estudo 1 consiste em uma análise conceitual de empatia, com base na fenomenologia e na filosofia da linguagem. A empatia é vista como uma experiência primordial, com conteúdo não primordial, relativo às vivências de um Outro. Caso modelo, contraexemplo, conceitos afins e caso limítrofe foram técnicas utilizadas e discutidas para melhor entendimento do conceito de empatia. Finaliza-se esse Estudo com a proposição do neologismo CompreensãoEmpatia, pensado a partir da conclusão conceitual de que são indissociáveis. O Estudo 2 examina o conceito de CompreensãoEmpatia literária. A partir da tese de que esta é um caso limítrofe de CompreensãoEmpatia, discutem-se semelhanças e diferenças entre as duas experiências. Conclui-se que a CompreensãoEmpatia literária faz parte da polissemia do conceito de compreensão narrativa. E defendese, como forma promissora do estudo da CompreensãoEmpatia literária e sua relação com a CompreensãoEmpatia, os encontros de leitura em grupo. Os Estudos 3 e 4 são pesquisas empíricas sobre a CompreensãoEmpatia literária, com a utilização da Leitura Dialógica para Compreensão – LuDiCa. No Estudo 3 objetivou-se verificar o potencial da LuDiCa para promover expressões de CompreensãoEmpatia entre os participantes e CompreensãoEmpatia literária, na interação destes com a narrativa. Foram utilizadas obras com histórias de pessoas imigrantes e refugiadas. As 12 crianças participantes passaram por um delineamento de sujeito único por grupo, com uso de sondas. Os resultados indicaram potencial da LuDiCa para em promover demonstrações de CompreensãoEmpatia, interpessoal e literária. Por fim, o Estudo 4 objetivou verificar como se dá o surgimento de instâncias de identificação entre leitor e personagens. Partiu-se de hipótese contrária aos estudos tradicionais, que consideram que, para um leitor se engajar em uma narrativa, é necessário que esta contenha elementos de identificação com ele. Foram utilizadas duas obras da literatura infanto-juvenil, uma com muitos elementos de identificação do personagem com as crianças (condição experimental 1) e a outra, com personagens refugiados e vivências distantes (condição experimental 2). Os resultados apontaram que as identificações são inauguradas pelos leitores, durante a experiência de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA - UFPA
Externa à Instituição - CAROLINA LAURENTI - UEM
Presidente - 1284004 - EILEEN PFEIFFER FLORES
Externo ao Programa - 1104190 - FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA - nullExterna ao Programa - 404113 - RACHEL NUNES DA CUNHA - null
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 16:53
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