Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafaela Sabino e Andrade

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafaela Sabino e Andrade
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

“Comparação da condição de saúde bucal em Escolares de Escolas Promotoras de Saúde e escolas sem programas específicos: um estudo de avaliação”

criança, cárie dentária, promoção da saúde, saúde pública, epidemiologia

“A cárie dentária é uma doença multifatorial que resulta de uma desbiose no ambiente bucal. A desbiose refere-se a um desequilíbrio na composição microbiana normal da cavidade oral, favorecendo o crescimento de bactérias cariogênicas, como Streptococcus mutans e Lactobacillus spp., em detrimento de bactérias protetoras. Esse desequilíbrio é frequentemente causado por uma dieta rica em açúcares fermentáveis, higiene bucal inadequada e baixa exposição ao flúor. A cárie permanece sendo considerada um problema de saúde pública, especialmente pela alta prevalência em toda a população, incluindo as crianças. Os principais métodos de detecção e inspeção visual da cárie dentária, incluem o Índice Internacional de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD), o Índice de Detecção e Avaliação da Cárie (ICDAS) e o Caries Assessment Spectrum and Treatment (CAST), que são importantes ferramentas para avaliar e planejar o tratamento da doença. A promoção da saúde bucal, incluindo programas em escolas, é fundamental para enfrentar esse desafio, especialmente em comunidades desfavorecidas. De acordo com a OPAS, toda escola deve ser uma escola promotora de saúde. Nenhum sistema educacional é eficaz a menos que promova a saúde e o bem-estar de seus estudantes, funcionários e comunidade. O modelo de escola promotora de saúde foi implementado em uma escola que atende à Cidade Estrutural, Distrito Federal, Brasil, no ano de 2019. Assim, esse estudo tem como objetivo avaliar a condição de saúde bucal de escolares pertencentes a uma escola promotora de saúde (escola intervenção), comparando comos escolares de uma escola que não pertence ao programa (escola controle), bem como avaliar os tratamentos odontológicos realizados na escola intervenção e verificar a adesão ao tratamento odontológico em unidade básica de saúde, indicado aos participantes da escola controle. Os participantes deste estudo são todos escolares de 6 a 11 anos de idade matriculados em duas escolas que implementam o modelo The Affordable Health Initiative - Health Promoting Schools (AHI HPS) na Estrutural, Distrito Federal (grupo de intervenção) e em uma escola que implementa o componente odontológico do modelo AHI HPS (grupo de controle ativo) no Sol Nascente, Distrito Federal. Aqueles cujos pais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido foram incluídos, mas excluídos caso a criança não permitisse o exame bucal. A amostra final foi constituída por 276 crianças. Os resultados preliminares sugerem que a intervenção parece ter um impacto positivo na saúde bucal, com uma menor proporção de participantes relatando problemas dentários e dor na boca em comparação com o grupo de controle.

Externa à Instituição - BRUNA LORENA PEREIRA MORO - MANDIC
Externo ao Programa - 2941431 - ADRIANO DE ALMEIDA DE LIMA - nullInterna - ***.969.020-** - BRUNA GENARI DEGRAZIA - UFRGS
Presidente - ***.520.020-** - VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA - UFPel
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 09:44