Banca de DEFESA: Caroline Piske de Azevedo Barbosa

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Caroline Piske de Azevedo Barbosa
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Sala interna da direção, Faculdade de saúde, Universidade de Brasília, Asa Norte

O Estado da Arte da Endodontia Guiada e Relato de Caso

“Endodontia; Tratamento do Canal Radicular; Retratamento; Microcirugia; Cirurgia Assistida por Computador; Desenho Assistido por Computador; Robótica; Impressão Tridimensional; Calcificações da polpa dentária ”

“ O sucesso dos tratamentos endodônticos tem mostrado uma tendência de estagnação ao longo do tempo, com pouca variação nos resultados, tanto em casos não cirúrgicos quanto cirúrgicos. Desafios complexos, como a anatomia intrincada dos canais radiculares e obstruções dentro dos canais, contribuem para insucessos persistentes devido à dificuldade de acesso aos conteúdos necróticos e à contaminação microbiana. O tratamento endodôntico convencional demanda tempo e habilidade do profissional, além de causar maior stress ao paciente, desgaste das estruturas dentárias e menor precisão em comparação com as técnicas guiadas. Essas limitações impactam negativamente a resistência dentária e podem comprometer o prognóstico de longo prazo do dente, bem como as taxas futuras de sucesso dos tratamentos endodônticos. Tecnologias avançadas têm demonstrado resultados satisfatórios em tratamentos complexos, como as técnicas guiadas por computador. O objetivo desta tese de doutorado é explorar a endodontia guiada em quatro capítulos distintos. O primeiro capítulo realiza uma revisão de escopo da literatura, intitulada "O Estado da Arte da Endodontia Guiada", que aborda os avanços recentes em técnicas guiadas na endodontia e suas implicações tecnológicas, incluindo o papel da inteligência artificial e da robótica no tratamento endodôntico. São analisadas técnicas emergentes, fornecendo uma visão ampla do cenário atual, suas aplicações clínicas e os benefícios potenciais. O segundo capítulo apresenta um estudo de caso inovador, "Tratamento endodôntico guiado em região de acesso bucal restrito", descrevendo o tratamento de um molar mandibular com calcificação distrófica nos canais radiculares mesiais. Estratégias CAD-CAM e a criação de guias endodônticas permitiram uma abordagem mais segura e rápida. Os capítulos 3 e 4 discutem as conclusões da tese e sua relevância clínica na superação de desafios em tratamentos complexos, apresentando também a Press Release. Ao reunir esses capítulos, esta tese oferece uma análise abrangente do estado atual da endodontia guiada e seu potencial para promover avanços na prática clínica, contribuindo para aprimorar o entendimento dessa área que está em seus primeiros estágios de desenvolvimento.

Externa à Instituição - ANA LIVIA GOMES CORNELIO - HFA
Externo à Instituição - EMILIO BARBOSA E SILVA - UDF
Interno - 4208835 - LAUDIMAR ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - ***.490.971-** - LOISE PEDROSA SALLES - UnB