Escola Parque: o ensino remoto emergencial em Artes Visuais
Brasília; Tecnologia Educacional; Currículo; COVID-19; Educação em Artes Visuais.
Esta tese se propõe a compreender como foram ofertadas as aulas de Artes Visuais nas cinco Escolas Parque do Plano Piloto de Brasília durante o período de ensino remoto emergencial de 2020. A metodologia utilizada é histórico, documental de fontes primárias, baseada em quatro revisões de literatura que fazem uso de autores, normas e documentos referenciais para cada assunto: Escola Parque, conceitos sobre tecnologia educacional, ensino remoto emergencial e currículo. O método partiu da coleta das aulas postadas pelas professoras de Artes Visuais, nas cinco Escolas Parque, na plataforma Google Sala de Aula, durante o ano letivo de 2020. Pela análise do material coletado, busca-se compreender como aulas, essencialmente práticas no presencial, foram transpostas para o meio virtual, e como o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal foi trabalhado neste período de ensino remoto emergencial. Este resumo contempla até o momento o que já foi realizado na tese. Após a qualificação ele será atualizado com os resultados, as análises e possíveis conclusões.