Banca de QUALIFICAÇÃO: Simone Santos de Oliveira das Mercês

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Simone Santos de Oliveira das Mercês
DATA : 08/04/2024
LOCAL: Sala Virtual

Escola Parque: o ensino remoto emergencial em Artes Visuais

Brasília; Tecnologia Educacional; Currículo; COVID-19; Educação em Artes Visuais.

Esta tese se propõe a compreender como foram ofertadas as aulas de Artes Visuais nas cinco Escolas Parque do Plano Piloto de Brasília durante o período de ensino remoto emergencial de 2020. A metodologia utilizada é histórico, documental de fontes primárias, baseada em quatro revisões de literatura que fazem uso de autores, normas e documentos referenciais para cada assunto: Escola Parque, conceitos sobre tecnologia educacional, ensino remoto emergencial e currículo. O método partiu da coleta das aulas postadas pelas professoras de Artes Visuais, nas cinco Escolas Parque, na plataforma Google Sala de Aula, durante o ano letivo de 2020. Pela análise do material coletado, busca-se compreender como aulas, essencialmente práticas no presencial, foram transpostas para o meio virtual, e como o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal foi trabalhado neste período de ensino remoto emergencial. Este resumo contempla até o momento o que já foi realizado na tese. Após a qualificação ele será atualizado com os resultados, as análises e possíveis conclusões.

Externa à Instituição - MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI - UFPel
Presidente - 1353766 - CAYO VINICIUS HONORATO DA SILVA
Externo à Instituição - LUTIERE DALLA VALLE - UFSM
Interna - 1122699 - THERESE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA