Banca de DEFESA: Raienne Pereira da Silva

DISCENTE : Raienne Pereira da Silva
DATA : 19/02/2024
LOCAL: Sala Virtual

ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE O INGRESSO EM CURSO SUPERIOR APÓS O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ARTES VISUAIS

Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Estudantes Egressos; Sala de Recursos; Artes Visuais

A formação de professores de Artes Visuais, nas últimas décadas, tem sido atravessada por demandas socioculturais resultadas de avanços na conquista de direitos de grupos por muito tempo deixados à margem. Por exemplo, o acesso aos estudos de artes visuais em classes hospitalares, em escolas que atendem o sistema socioeducativo e em Salas de Recursos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa que deu origem a esta dissertação foi delineada tendo como referência o estudo de Nogueira (2021) que trata do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e os reflexos do AEE no ingresso no curso de ensino superior. O AEE é um serviço suplementar, gratuito, oferecido em Salas de Recursos, organizado por áreas especificas. Para a estudo apresentando aqui, o contexto foi o das Salas de Recursos que integram a rede da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF) em diversas Regiões Administrativas do DF, destacadamente, as Salas de Recursos Específicas - Artes Visuais. A pergunta de pesquisa que norteia o estudo é: Em que medida os processos de ensino e de aprendizagem promovidos nas Salas de Recursos de Artes Visuais da educação básica refletem no ingresso no curso de graduação pelos estudantes com AH/SD egressos do AEE? Para respondê-la foram definidos o seguinte objetivo geral: Analisar a relação entre a suplementação de educação promovida pelo AEE, via Sala de Recurso Específica – Artes Visuais, e o ingresso no curso superior por estudantes com AH/SD na área de Arte ou em áreas afins. E os seguintes objetivos específicos (a) Verificar as percepções dos egressos sobre a suplementação de educação e o enriquecimento curricular nos processos de ensino e de aprendizagem ofertados pela Sala de Recursos em Artes Visuais e as contribuições da suplementação e dos processos para o ingresso de um curso superior; e, (b) Analisar os reflexos da suplementação educacional promovida pelo AEE, via da Sala de Recursos Específicas – Artes Visuais, no ingresso no curso superior na área de Arte ou áreas afins. O desenho metodológico foi delineado pelos pressupostos da abordagem qualitativa com o uso do instrumento questionário (Nogueira, 2021) com adaptações. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir com a formação inicial de professores de artes visuais para atuar na educação básica e com o incremento do pós-atendimento dos egressos da sala de recursos, em especial, ao ingresso em cursos superiores da área em tela, ou afins.

Interno - 1734790 - LUIZ CARLOS PINHEIRO FERREIRA
Interna - 2859150 - MARIA DEL ROSARIO TATIANA FERNANDEZ MENDEZ
Externa à Instituição - MARILENE OLIVEIRA ALMEIDA - UEMG
Presidente - 3245589 - ROSANA ANDREA COSTA DE CASTRO