Comportamento Ético de Vendas e Liderança: o papel mediador do Suporte Organizacional
Comportamento Ético de Vendas, Ética no trabalho, Análise de conteúdo
O comportamento ético refere-se as normas amplamente aceitas pela sociedade e ao estudo das decisões e comportamentos éticos que ocorrem no contexto organizacional, especialmente de trabalho (Trevino et al., 2014). Enquanto que o comportamento ético de vendas, são ações de nível individual que instanciam as práticas de negócios éticos no nível da organização (Wiernick & Ones, 2018). O primeiro objetivo desta tese, foi procurar compreender o conceito sobre comportamento ético de vendas, na perspectiva do cliente Nampula, ao norte de Moçambique. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com 31 participantes, metade foram consumidores e outra metade foram vendedores. Analise de conteúdo por categorização e frequência de respostas foram capturados e resultados são mostrados no primeiro artigo. O segundo objetivo desta tese, foi validação de instrumentos e construção de mais itens sobre uma escala existente. Foi conduzido um questionário para consumidores de bens tangíveis e os dados foram submetidos a Análise Fatorial Exploratória, por fim uma Análise Fatorial Confirmatória da escala de comportamento ético de vendas com 9 itens, escala unifatorial foi concluída. Resultados com cargas fatoriais e ajuste do modelo, são observados no artigo 2 desta tese, tendo apresentado um modelo de ajuste em conformidade com recomendações teóricas para o uso da escala em pesquisa científica. O terceiro objetivo desta tese, foi testar o modelo de mediação da variável Suporte Organizacional, na relação entre a Liderança Ética com o Comportamento Ético de Vendas. Usamos a escala de Liderança Ética de 38 itens, a escala de Comportamento Ético de Vendas modificada com 9 itens, em seguida a escala de Percepção de Suporte Organizacional. Todas escalas passaram pelas análises de pressupostos estatísticos e verificação de ajustes do modelo para o estudo. Resultados do teste do modelo de mediação são mostrados no estudo d artigo 3 desta tese, com identificação de quanto mais o vendedor percebe o suporte organizacional, menos comportamento antiético ele irá se envolver dentro da organização.