Banca de DEFESA: Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho
DATA : 29/04/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Disponível em: www.psto.unb.br/defesas
TÍTULO:

Efeito de estímulo das funções executivas no desempenho escolar


PALAVRAS-CHAVES:

desempenho escolar; funções executivas; capacitação


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo buscou obter evidências empíricas em que grau a estimulação das funções executivas pudesse melhorar o desempenho escolar (DE) de alunos com dificuldade de aprendizagem. Estimular o ensino desses alunos exige do professor um olhar atento e individual que em muitos momentos não é possível devido à dinâmica escolar. As maiores dificuldades encontradas pelos professores são a falta de capacitação, a dificuldade na compreensão dos diagnósticos e a dificuldade em estimular o desempenho escolar. A neuropsicologia apresenta algumas contribuições promissores. Segundo estudos, estimulação das funções executivas contribuem de maneira efetiva para a melhora do desempenho escolar. Conduziu-se um estudo de delineamento quase-experimental com a capacitação de 13 professores do ensino fundamental anos finais da rede pública. Foram aplicados testes psicológicos (TDE II e IDS-2) em 26 alunos, sendo 17 fazendo parte do grupo experimental (GE) e 9 do grupo de controle (GC). O Teste de Desempenho Escolar II (TDE II) consiste de três subtestes: Aritmética, Escrita e Leitura e os subtestes do Intelligence and Development Scales 2 (IDS-2) avaliando as funções executivas são: Atenção Dividida, Controle Inibitório, Fluência Verbal, Memória Verbal, Memória Visual e Resolução de Problemas. No GE foram realizadas atividades direcionadas para o estímulo das funções executivas com base no programa CENA que foi adaptado livremente para o ensino fundamental anos finais, enquanto no GC não foram realizadas atividades específicas. Os efeitos do GE no desempenho escolar foram pequenos, mas estatisticamente significativos. Já os efeitos do GC no desempenho escolar não foram estatisticamente significativos. Estimulação das funções executivas contribuiu para o aumento do DE em alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados deste estudo enfatizam a importância de estimular os alunos nas funções executivas desde o início do processo escolar. Levando em consideração o número limitado de participantes no estudo atual, sugere-se a replicação do estudo com uma amostra maior


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLÁUDIA FUKUDA - UCB
Interno - ***.114.114-** - GERMANO GABRIEL LIMA ESTEVES - UnB
Presidente - ***.250.701-** - JACOB ARIE LAROS - UnB
Interno - 2668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 16:54
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