Banca de DEFESA: Henrique Fróes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Henrique Fróes
DATA : 22/03/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

OS INCONSCIENTES NO ENSINO E NA FILOSOFIA DE BERGSON (1885-1896)


PALAVRAS-CHAVES:

Bergson, H.; Filosofia francesa contemporânea; Inconsciente.
Psiquiatria dinâmica; História do ensino de filosofia.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Esta tese busca compreender o movimento do pensamento do filósofo francês Henri
Bergson em torno da noção de inconsciente por meio de uma leitura de suas primeiras
obras filosóficas e dos registros de seu ensino entre os anos de 1885 a 1896. Procuramos
contextualizar tal leitura interna ao corpus bergsoniano ao remetê-la ao quadro mais
amplo das diferentes tradições discursivas sobre o inconsciente estabelecidas no século
XIX e ao contexto particular do espiritualismo francês. Tomamos como ponto de partida
os primeiros registros do ensino de filosofia ministrado por Bergson nos quais manifesta-
se uma recusa à aceitação da própria noção de fatos psicológicos inconscientes.
Procuramos então mostrar que tal posição coadunava-se com a expressa nos principais
manuais escolares da época. Buscamos destacar também o interesse de Bergson pelo
hipnotismo e a influência que a psiquiatria dinâmica exerceu sobre seu ensino e sua
filosofia. Em nossa leitura do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência,
defendemos que a obra propõe uma espécie de solução de compromisso sobre a questão
da unidade do Eu, tema diretamente relacionado aos debates sobre o inconsciente da
época: ao mesmo tempo em que preserva de direito essa unidade, reconhece-se de fato a
sua pluralidade. Também procuramos mostrar que as teses defendidas nessa obra
possibilitaram a Bergson reformular o problema do inconsciente no âmbito do seu ensino.
Já em nossa leitura de Matéria e Memória, destacamos a defesa que Bergson faz da
ocorrência de percepções inconscientes, comparando suas formulações com a teoria das
petites perceptions de Leibniz, bem como da existência de fatos psicológicos
inconscientes. Por fim, nos dedicamos a mapear os diferentes inconscientes delineados
nessa obra e a indicar suas respectivas naturezas, procurando mostrar como as
teses desenvolvidas por Bergson restauram a unidade do Eu.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR RODRIGUES - UNESP
Externo à Instituição - Sidnei José Casetto - UNIFESP
Interno - ***.084.313-** - EVALDO SAMPAIO DA SILVA - UFMG
Interno - 2475467 - GERSON BREA
Interno - 1716169 - PEDRO ERGNALDO GONTIJO
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 08:31
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