Banca de DEFESA: Luciana Sofia Franca Caldas Pimentel

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Sofia Franca Caldas Pimentel
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Híbrida - Auditório da FAU, Prof. Jayme Golubov - https://www.ppgfau.unb.br/component/agenda/agendas

Estratégias educativas para a elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo a partir das habilidades da autoconsciência: um estudo multimétodo.

Técnicas projetuais. Expressão pessoal. Autoconhecimento. ToM. Consciência da AU. Psicologia social.

O presente trabalho analisa e avalia o ensino-aprendizagem nas atividades de projeto a partir da aplicação de técnicas para desenvolvimento das habilidades da autoconsciência (HAuto). Compreende-se que a autoconsciência é um processo mental estável o suficiente para ser visto como uma expressão pessoal (FENIGSTEIN, SCHEIER, & BUSS, 1975). Sob esta abordagem é apresentada uma intervenção nas atividades de ensino-aprendizagem, em especial aos exercícios de projeto e nos momentos de desenvolvimento para elaboração de projeto de arquitetura e urbanismo com a utilização das habilidades da autoconsciência (HAuto), destacando três: o autoconhecimento, a Teoria de Mente (ToM) e a percepção visual. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e comparativa, classificada como um quase-experimento, em que é utilizado a medida de testagem T conforme sugerido por Shadish, Cook e Campbell (2002) e em dois tempos T1 e T2, pré e pós teste (CRESWELL, 2010). Além de comparar o resultado entre dois grupos, um grupo experimental e o outro grupo de controle, através da Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R, Scheier & Carver, 1985), houve cruzamento dos dados em que foi utilizado a entrevista semiestruturada nas equipes de estudantes do grupo experimental e avaliação de professores externos sobre os projetos finais de ambos os grupos (experimental e de controle). Parte da premissa que investigar as atividades de projeto nas disciplinas tronco dos cursos de AU levanta questões acerca da amplificação e qualidade para a formação do estudante e para a capacitação do professor. Após a coleta e cruzamento dos dados concluiu-se que a EAC-R e a avaliação dos professores externos não possibilitaram verificar a hipótese, mas indicou a possibilidade de elaboração de uma escala de avaliação direcionada para estudantes de AU que estejam utilizando as HAuto em seus projetos. As análises da entrevista semiestruturada foram positivas o que sugere que as HAuto utilizadas no desenvolvimento de projeto de AU pode ampliar a formação dos estudantes e a capacitação dos professores de projeto de AU.

Externo à Instituição - FLAVIO LEMOS CARSALADE
Externa à Instituição - ELISA MARIA BARBOSA DE AMORIM RIBEIRO - UNIVERSO
Presidente - 402626 - JAIME GONCALVES DE ALMEIDA
Interna - 1746081 - LUCIANA SABOIA FONSECA CRUZ