Banca de DEFESA: Helena Beatriz da Silva Mota

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Helena Beatriz da Silva Mota
DATA : 05/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

"Identificação de um novo Emaravirus em Urochloa (Sin Brachiaria) híbrida por sequenciamento de alto rendimento e análise genômica do vírus".


PALAVRAS-CHAVES:

Sequenciamento de alto rendimento, Emaravirus, forrageiras.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

O Brasil é o 2º maior produtor de carne bovina do mundo, e o sistema de produção de carne brasileiro é o extensivo, caracterizado pela criação do animal solto em uma grande área de pastagem durante a maior parte da engorda do animal. As forrageiras tropicais são as mais plantadas para esta finalidade, sendo as gramíneas do gênero Urochloa (Sin. Brachiaria) as mais utilizadas. Apesar da escassez de dados na literatura sobre infecções virais em forrageiras, sabe-se que atualmente estas plantas têm sido afetadas por estes patógenos, os quais contribuem para a redução da qualidade do pasto, e nem sempre estes são identificados, dificultando o estabelecimento de medidas específicas para diagnóstico e manejo adequado. O sequenciamento de alto rendimento (HTS) tem sido crucial para a identificação de novas espécies virais devido a quantidade significativa de dados gerados. Assim, o objetivo deste trabalho foi detectar uma nova espécie viral infectando planta forrageira, utilizando a tecnologia de sequenciamento de alto rendimento. Um novo emaravírus for descoberto por HTS em uma cultivar comercial híbrida entre Urochloa ruziziensis, U. decumbens e U. brizantha. A sequência do genoma foi confirmada por sequenciamento Sanger e compreende cinco segmentos de RNA senso negativo, sendo que RNA1 apresentou 6.867 nucleotídeos, que codificam uma proteína RNA polimerase dependente de RNA (RdRp) de 2.289 aminoácidos. O RNA2 apresentou 2.043 nt, que codificam uma glicoproteína (G) de 681 aa. O RNA3 apresentou 981 nt, que codificam uma proteína do nucleocapsídeo (NC) de 327 aa. O RNA4 apresentou 1.041 nt, que codificam uma proteína de movimento de 374 aa. O RNA5 apresentou 1.008 nt, que codificam uma proteína supressora de silenciamento gênico. A análise filogenética, com base nas sequências de aminoácidos previstas da RdRp e G, mostrou-se 33,9% mais próxima de Emaravirus tritici, enquanto que a análise com base nas sequências de aminoácidos de NC revelou estar distantemente próximo de quinze espécies diferentes, sendo elas E. vitis, E. sorbi, E. actinidiae, E. syringae, E. cercidis, E. cajani, E. aceris, E. populi, E. pistaciae, E. rubi, E. rosae, E. fraxini, E. kiwii, E. toordali, e E. fici. Esses dados sugerem que o vírus encontrado é membro de uma nova espécie no gênero Emaravirus, para o qual o nome binomial Emaravirus brachiariae é proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ERICH YUKIO TEMPEL NAKASU - EMBRAPA
Externa à Instituição - MARILIA SANTOS SILVA PATRIOTA - EMBRAPA
Interna - 1723060 - RITA DE CASSIA PEREIRA CARVALHO
Presidente - 1623558 - TATSUYA NAGATA
Notícia cadastrada em: 03/04/2024 13:53
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09_Prod.sigaa03