Banca de DEFESA: Cristiano Drumond Ribeiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cristiano Drumond Ribeiro
DATA : 11/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões 301 - 3º piso / LDTEA / FGA / UnB
TÍTULO:

Aplicação de Inteligência Artificial (IA) na prevenção de incidentes à pacientes em serviços hospitalares.


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial (IA), Segurança do paciente, Instituições Hospitalares, Pacientes, Eventos Adversos (EA), Qualidade dos serviços de saúde.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: A segurança do paciente é objeto de grande preocupação nos cuidados de saúde, por estar diretamente relacionada com a qualidade da assistência. Um dos maiores desafios da gestão é elaborar estratégias para reduzir a ocorrência de erros, que impactam diretamente na qualidade da assistência, na qualidade de vida do indivíduo e nos custos assistenciais. O uso de tecnologias como a inteligência artificial tem demonstrado bons resultados na solução de problemas e estudos têm sido voltados à análise e construção de ferramentas tecnológicas na área da saúde. Objetivo. Favorecer a identificação precoce de fatores de risco para eventos adversos em pacientes hospitalizados, por meio da facilitação da implantação e utilização dos protocolos de segurança do paciente, com o uso da inteligência artificial. Método. Trata-se de pesquisa a ser realizada em duas partes. A primeira parte refere-se à Revisão sistemática de literatura, com o objetivo de reunir evidências sobre a utilização da inteligência artificial na segurança do paciente, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: “O uso de ferramenta tecnológica apresenta benefício na identificação precoce dos fatores de riscos relacionados a eventos adversos em pacientes internados comparados aos questionários utilizados atualmente?”. Serão realizadas buscas a partir dos descritores indexados: “patient safety”; “artificial intelligence”; “inpatient”, nas bases de dados: MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/PubMed), EMBASE (Elsevier) e CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials The Cochrane Library), LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe/BVS – Biblioteca Virtual em Saúde), e SCOPUS. Os artigos selecionados serão submetidos à análise de risco de viés, conforme desenho de estudo, utilizando-se as ferramentas de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI). A segunda parte consiste no desenvolvimento de um software, aplicado a Escala de Eventos Adversos Associados às Práticas de Enfermagem (EEAAPE), para identificar o risco de ocorrência de eventos adversos no ambiente hospitalar, que será submetido a um teste de usabilidade por Comitê de Especialistas, constituído por profissionais de enfermagem, que atuam nos cuidados ao paciente hospitalizado, de um Hospital Escola da rede hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os especialistas realizarão uma simulação de utilização do software e, posteriormente, utilizarão a Escala SUS – System Usability Scale, para avaliar a usabilidade do sistema. ResultadosO levantamento de evidências contribui para a atualização contínua dos profissionais em favor da qualidade do cuidado, e que a utilização da ferramenta tecnológica facilita a avaliação dos fatores de risco para eventos adversos, antecipando ações preventivas e favorecendo a melhoria do cuidado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2343453 - CRISTIANO JACQUES MIOSSO RODRIGUES MENDES
Presidente - ***.850.331-** - GLECIA VIRGOLINO DA SILVA LUZ - UnB
Externa à Instituição - MARIA LIZ CUNHA DE OLIVEIRA - ESCS
Interno - 1803399 - RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 09:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app42_Prod.sigaa36