CAPACITAÇÃO EM MODELAGEM DE NEGÓCIOS, ALINHADOS AO ESG E INTEGRADO AS HÉLICES DA INOVAÇÃO
Modelo de negócio, ESG, Hélice da inovação
O mercado cada vez mais globalizado e conectado, principalmente com o avanço do acesso a internet e digitalização de negócios, vem proporcionando interações ainda maiores entre empresas e entre pessoas, provocando também novas reflexões. Com o crescente desenvolvimento de startups, tanto no aspecto da inovação e tecnologias quanto na sua contribuição para o desenvolvimento do ecossistema econômico com o alinhamento de sua governança e impacto socioambiental, esta pesquisa tem por objetivo propor a modelagem de negócio para tornar as empresas inovadoras, tendo como referência as hélices da inovação e o ESG. Uma metodologia exploratória bibliográfica de modelo proposto em startups integra-as melhor ao ecossistema de inovação e oportunidades de mercado. De forma sistematizada e expositiva, a pesquisa viabilizou uma proposta de modelo e manual que proporcionem uma visão, mais integrada, dos negócios alinhados a estes conceitos, o que, consequentemente, pode gerar impactos seja nos esforços iniciais para a viabilização do negócio, ou ainda durante o processo de crescimento / desenvolvimento de uma solução junto aos seus clientes ou partes interessadas.