Banca de DEFESA: Julia Matinatto Salvagni

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Julia Matinatto Salvagni
DATA : 15/04/2024
LOCAL: plataforma teams

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA: TECITURAS ENTRE VÍNCULO, DESENVOLVIMENTO E COMUNIDADE DE CUIDADOS.

Acolhimento Familiar, vínculo afetivo, desenvolvimento humano, política pública.

Este estudo visa analisar o impacto da medida protetiva de acolhimento em Família Acolhedora nos diversos envolvidos: crianças, famílias acolhedoras, famílias de origem e equipe técnica. Para alcançar esse objetivo busquei compreender a infância sob uma perspectiva histórico-cultural e destacar a relevância dos vínculos afetivos no desenvolvimento humano. Ao abordar o papel das relações afetivas e do ambiente de pertencimento, o trabalho explora as formas de intervenção do Estado nesse contexto de cuidado quando os cuidadores adultos enfrentam limitações. Uma breve revisão dos dispositivos de assistência à infância e adolescência é realizada, relacionando-os à construção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Posteriormente, discute-se a família como um espaço protetivo central para o cuidado, examinando as políticas públicas destinadas a preservar sua saúde e autonomia. A abordagem sobre família e violência destaca a atuação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), abrangendo a prevenção de violências e os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes afastados judicialmente. A caracterização da medida de acolhimento enfatiza sua natureza excepcional e temporária, sublinhando a necessidade de um serviço individualizado e técnico, conforme as normativas nacionais. A análise das particularidades do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e sua metodologia de trabalho social com famílias reforça a importância de uma abordagem refinada para cada caso. Após revisão de literatura nos três primeiros capítulos, descreve-se o método qualitativo baseado na cartografia de Deleuze, incluindo entrevistas, análise de diário de campo e experiência cotidiana. Os resultados são discutidos em torno de temas recorrentes: vínculos e política pública; comprometimento e participação social; e a comunidade de cuidados como agente de transformação social. O estudo aborda vários aspectos da política do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, destacando desafios e sua relevância na intervenção diária com crianças em medida protetiva e suas famílias.

Externa à Instituição - JANETE APARECIDA GIORGETTI VALENTE - UNICAMP
Externa à Instituição - LUCIANA CASSARINO PEREZ - PUCPR
Interna - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Presidente - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA