Banca de DEFESA: TAINÁ LUARA FERREIRA SALLES

DISCENTE : TAINÁ LUARA FERREIRA SALLES
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Departamento de Matemática

FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: EXPERIÊNCIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

.

A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o intuito de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do ensino fundamental com o apoio das barras cuisenaire. O conjunto de aulas foi desenvolvido junto a estudantes do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola particular do Distrito Federal, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011).  Evidenciou-se que o material manipulável promoveu a ampliação da compreensão do significado dos números fracionários, bem como de situações- problemas nas quais as operações com frações eram exigidas. Além disso, destacou-se o valor das atividades de natureza lúdica e exploratória no processo de aprendizagem, visto que elas contribuem para o domínio do objeto matemático estudado e possibilitam aos alunos formas distintas de explorar e registrar suas produções matemáticas.

Externa à Instituição - ALUSKA DIAS RAMOS MACEDO SILVA - UFCG
Interna - 2141673 - RAQUEL CARNEIRO DORR
Presidente - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES
Interno - 404883 - RUI SEIMETZ