“EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE MUNICIPAL ITIQUIRA E SUA RELAÇÃO COM A
ESCOLA MUNICIPAL FAZENDA ISOLADA, FORMOSA, GOIÁS: POTENCIALIDADES PARA A
CONSERVAÇÃO ECOLÓGICA.”
educação ambiental, conservação ecológica, parques ambiental
Este projeto tem como temática a Educação Ambiental no Parque Municipal do Itiquira e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental. Inicialmente, discute-se a crise ambiental mundial desencadeada por diversos fatores, entre eles, o aquecimento global com o aumento gradual das temperaturas médias da superfície terrestre devido à concentração crescente de gases de efeito estufa na atmosfera. O objetivo geral é analisar as potencialidades do parque estudado nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental pela Escola Municipal Fazenda Isolada do Itiquira, no município de Formosa-GO. visando investigar suas potencialidades para a conscientização sobre a importância da conservação ecológica. A metodologia utilizada é de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativa, cujo método de investigação científica foca no caráter subjetivo do objeto analisado, dentro de um contexto caracterizado por várias preocupações teóricas e práticas que incidem na busca de novas formas de intervenção e investigação.