Projeto Pedagógico do Curso

O Curso será desenvolvido de modo a profissionalizar os participantes para atuação:

a) Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Matemática, Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura); Ciências da Natureza para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Nível Médio, também na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. b) Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo. c) Na gestão de processos educativos comunitários, entendida como formação para a atuação em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável e solidário do campo.

competencias

A área pretende formar profissionais capazes de: • Conhecer a língua portuguesa em termos estruturais e funcionais; • Reconhecer, compreender e utilizar, de forma crítica, as variantes linguísticas; • Refletir teoricamente, com base nos estudos linguísticos, literários e artísticos sobre a linguagem, como fenômeno indispensável para a construção do conhecimento acerca do ser humano como sujeito produtor de discursos; • Estimular o uso de novas tecnologias para a formação profissional como um processo contínuo e permanente; • Incentivar a compreensão das diferentes formas de Artes Populares, suas origens e práticas contemporâneas. • Abordar a arte literária, como possibilidade de manifestação plena do ser humano, através da reflexão teórica e crítica sobre o literário; • Promover a integração das diferentes disciplinas por meio de prática transdisciplinar; • Compreender e dominar a língua portuguesa (norma culta) e a literatura e contextualizá-las adequadamente; • Estimular o pensamento crítico do estudante, bem como sua sensibilidade perante a apreciação das linguagens artísticas e da Arte como fator de transformação social. • Elaborar textos claros, preocupando-se com a coesão e coerência textuais da língua portuguesa; A área está organizada de modo a capacitar o egresso a: • Compreender e atuar sobre o processo de ensino-aprendizagem na instituição e nas suas relações com o contexto no qual se insere; • Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, zelando pela aprendizagem dos alunos; • Considerar, na formação dos alunos da educação básica, suas características socioculturais e psicopedagógicos;

metodologia

Segundo dados do documento “Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo”, a rede de ensino da Educação Básica da área rural corresponde a cerca de 50% das escolas do país. Aproximadamente a metade dessas escolas tem apenas uma sala de aula e oferece exclusivamente o ensino fundamental da 1ª a 4ª série, representando 15% da matrícula nacional. De cada cem professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, 57 cursaram apenas o ensino médio e de cada cem professores que atuam no ensino médio, 21 só tem o próprio ensino médio. (MEC/INEP, 2003). Essa situação ainda perdura em vários estados. Segundo dados do MEC/INEP de 2017 há uma demanda de formação de pelo menos 112,374 mil professores que estão atuando nas escolas do campo, isso se considerarmos apenas a demanda de professores em sala de aula que não tem formação de nível superior 

A avaliação é concebida como atividade contínua do processo ensinoaprendizagem. Nessa perspectiva, as estratégias de avaliação inicial, formativa e somatória constituem os instrumentos adotados na prática, envolvendo estudantes e professores, privilegiando a avaliação formativa, ou seja, aquela resultante do trabalho contínuo do estudante nos diferentes eventos e ambientes de aprendizagem. Os princípios norteadores e as estratégias metodológicas viabilizarão o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e do projeto pedagógico, possibilitando evidenciar os avanços, identificar as dificuldades e realizar os ajustes necessários para a formação do Gestor de Agronegócios. A avaliação analisa os diversos participantes no processo de ensinoaprendizagem e suas diferentes perspectivas e interpretações. Para tanto, é necessário que o professor tenha em conta as perspectivas alternativas, e diferentes enfoques e características, dos demais atores do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os alunos. Nesse sentido, o método de avaliação de aprendizagem será elaborado por cada professor, observando as características dos aprendizes, especificidades de cada disciplina e área de conhecimento envolvida. Os critérios deverão observar a capacidade de aquisição, assimilação e retenção dos conteúdos apreendidos, bem como a sua aplicação em diferentes situações e contextos. Há especial atenção com o uso de técnicas de ensino que permitam o desenvolvimento de competências, o espírito crítico e capacidade de solução de problemas e o aprendizado baseado em projeto (project-based learning). A métrica deverá se adequar ao Regulamento da Universidade de Brasília, ou seja, será reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75% das atividades curriculares, ou obtiver média após a recuperação inferior a 5. Conforme o Regulamento da Universidade de Brasília, a menção final na disciplina será atribuída conforme a escala abaixo: Nota Final Menção Final De 9 a 10 SS De 7 a 8,9 MS De 5 a 6,9 MM De 3 a 4,9 MI De 1 a 2,9 II De 0 a 0,9 SR.

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