Projeto Pedagógico do Curso

O médico veterinário egresso da UnB tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em Saúde Animal e Clínica Veterinária; Saneamento Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção Tecnologia De Produtos de Origem Animal, Zootecnia, Produção e Reprodução Animal, Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente. Tem conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial principalmente da região centro oeste e é capacitado para ter raciocínio lógico, ser observador, interpretativo e realizar análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Competências Gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde , tanto em nível individual quanto coletivamente. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual, quanto coletivo.

  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com os outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma, que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes na equipe de saúde.

  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e de compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. O médico veterinário deve estar apto, no seu âmbito profissional, a desenvolver ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.


Competências e Habilidades Específicas: 


O Curso de Graduação em Medicina Veterinária deve assegurar, também, a formação de profissional nas áreas específicas de sua atuação: Sanidade e Produção Animal, Saúde Pública, Biotecnologia e Preservação Ambiental, com competências e habilidades específicas, de acordo com a resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003 (anexo 4), para:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

  • Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfo-funcionais;

  • Identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais;

  • Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;

  • Elaborar, executar e gerencias projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão;

  • DEsenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal;

  • Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas de saúde animal, saúde pública e de tecnologia de produtos de origem animal;

  • Executar a inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal;

  • Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos nas áreas de biotecnologia da reprodução e de produtos biológicos; 

  • Planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais;

  • Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária;

  • Planejar, elaborar, executar, gerenciar, participar de projetos agropecuários e do agronegócio;

  • Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social;

  • Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;

  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

O curso de medicina veterinário passa por uma avaliação discente interna que avalia o desempenho dos docentes, das disciplinas e suas ementas bem como do suporte para as disciplinas do curso. Esta avaliação é realizada semestralmente por ser obrigatoriamente regulamentada pela Universidade de Brasília. O resultado dessa avaliação é entregue aos professores responsáveis pelas disciplinas para ciência e informação. Os processos avaliadores externos como o ENADE realizado nos anos 2004 e 2007 deram ao curso de medicina veterinária nota 5 demonstrando a qualidade do projeto pedagógico utilizado. Outra avaliação utilizada para aferir a qualidade do projeto pedagógico foi o exame nacional de certificação profissional (ENCP) realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A última avaliação ENCP realizada em 30 de julho de 2006 apresentou resultados nos quais o percentual médio de desempenho do curso de medicina veterinária da UnB foi de 57,36, percentual acima da média regional do centro oeste que foi de 52,22 e acima do percentual médio do Brasil cujo percentual foi 51,96, atestando a qualidade do ensino na instituição.

As avaliações serão realizadas por meio de provas escritas de múltipla escolha, questões descritivas, provas práticas nos laboratórios e discussões de casos clínicos além da apresentação de seminários. Algumas disciplinas utilizam sistemas de avaliação com monografias, relatórios em grupo ou individuais ou experimentos em laboratório. As disciplinas de saúde e clínica de animais de companhia e a disciplina de prática hospitalar veterinária realizam atividades de ambulatórios e plantões semanais que são supervisionados e cotidianamente avaliados, destacando-se nesse ponto além das dimensões cognitivas e psicomotora, a dimensão afetiva, por meio da observação direta da relação médico-paciente, da capacidade e precisão do raciocínio clínico, das habilidades, capacidades de iniciativa, de trabalho em equipe, bem como o relacionamento com colegas e professores.

Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app08_Prod.sigaa02