Projeto Pedagógico do Curso

O perfil almejado de formandos é caracterizado pelas competências e habilidades que, segundo as DCN, devem ser desenvolvidas durante a formação inicial e segue durante a vida acadêmica do aluno. O Curso de Letras (Curso de Licenciatura em Letras-Japonês) foi concebido como lócus de formação de profissionais para atuar de maneira reflexiva e analítica em relação à linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico, com visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional. As qualidades pessoais são também contempladas, especialmente no que diz respeito à habilidade pedagógica e responsabilidade social e educacional. Busca-se valorizar a formação geral e ampla em função dos diferentes perfis acadêmicos e profissionais. Nesse sentido, em relação aos conteúdos curriculares, buscamos priorizar os conteúdos caracterizadores básicos ligados à área dos Estudos Linguísticos e Literários, incluindo práticas profissionalizantes, estudos complementares, estágios, seminários, congressos, projetos de pesquisa, de extensão e de docência, cursos sequenciais, de acordo com as diferentes propostas das IES. Nessas perspectivas, o Curso toma como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), de 20 de dezembro de 1996 e legislação complementar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Letras, as Diretrizes constantes no Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001, a Resolução CNE/CES nº2, de 18 de fevereiro de 2002, LEI Nº 13.186, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015. Além da legislação específica para os cursos de nível superior na modalidade licenciatura. Sendo assim, a matriz curricular do Curso de LetrasJaponês da Universidade de Brasília pretende que seus discentes desenvolvam ao longo do curso múltiplas competências e habilidades, referidas no item dos Conteúdos Curriculare

O Curso de Licenciatura em Letras-Japonês, tem como base de sua concepção as Diretrizes Curriculares Nacionais. As DCN para o curso de Letras foram estabelecidas pela Resolução CNE/CES Nº 18/2002, fundamentada pelo Parecer CNE/CES Nº 492/2001 e retificado pelo Parecer CNE/CES Nº 1.363/2001. Segundo as DCN (CNE/CES Nº 492/2001, p. 29-31), os cursos de graduação em Letras deverão ter estruturas flexíveis que:

● facultem ao profissional opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho;

● criem oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir a competência desejada no desempenho profissional;

● deem prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno;

● promovam articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além de articulação direta com a pós-graduação;

● propiciem o exercício da autonomia universitária, ficando a cargo da Instituição de Ensino Superior definições como perfil profissional, carga horária, atividades curriculares básicas, complementares e de estágio.

Uma metodologia do ensino compreende as “diferentes trajetórias traçadas/planejadas e vivenciadas pelos educadores para orientar/direcionar o processo de ensino-aprendizagem em função de certos objetivos ou fins educativos/formativos” (MANFREDI, 1993). A metodologia de ensino utilizada no Curso de Licenciatura em Letras-Japonês atende aos objetivos e às diversas necessidades das diferentes disciplinas ministradas, ao mesmo tempo em que busca propiciar aos alunos um espaço de reflexão a respeito de questões educacionais, sociais, culturais, meio ambiente, diversidade cultural e étnica e sobre aos estudos da multiculturalidade. Entre as estratégias metodológicas incluem-se aulas expositivas, aulas teórico-práticas, seminários, debates, atividades em classe realizadas individualmente, em pares e em grupos, apresentações individuais, entre outras. Essas estratégias têm, em comum, a articulação de quatro princípios básicos: (1) a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas que dão suporte à formação de professores; (2) o atendimento às diferentes formas de aprender dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; (3) a retroalimentação do processo de ensino-aprendizagem por meio da criação-reflexão-recriação de conhecimentos a partir dos próprios sujeitos do processo; e (4) a prática da avaliação formativa, coerente com a concepção do processo de ensino-aprendizagem e com a noção de retroalimentação, intensificando as oportunidades de desenvolvimento dos conhecimentos teórico-práticos dos sujeitos em interação no contexto acadêmicopedagógico. Isto resulta na criação do que se conhece por cultura de avaliação constante de/em todos os processos.

No período de 19 a 22 de outubro de 2016, a IES recebeu visita da comissão designada pelo Inep para avaliar e reconhecer o curso de Letras-Japonês. Os avaliadores durante o processo de avaliação do curso ficaram no Instituto de Letras, ICC-Sul-Campus Universitário Darcy Ribeiro, s/n, Asa Norte - Brasília/DF. O resultado da visita/avaliação foi produzido um relatório de avaliação protocolo 201216014, código do MEC 1291985 e o código de avaliação 125505 e atribuíram ao curso o Conceito Final 5 (cinco). O curso de Letras-Japonês obteve os seguintes conceitos por dimensão: Dimensão 1= 4,7; Dimensão 2= 4.6; Dimensão 3= 5.0. Os requisitos exigidos pelo e-MEC/INEP foram atendidos que resultou no perfil excelente de qualidade. O NDE de cada habilitação é composto por docentes do quadro permanente nas áreas de conhecimento que constituem a base dos cursos: língua estrangeira e literatura. E, no nosso caso, o NDE do curso, após a avaliação ocorrida em 2016, procura seguir a meta de manter a nota 5 (cinco). A avaliação em todos os quesitos foram nota 5, exceto pelo curso de Letras-Japonês não ter o vínculo com o ensino básico público. A fim de atender o requisito da Avaliação do e-MEC foi criado o convênio com a escola pública de Brazlândia Centro Interlíngua de Brazlândia (CILB) para atender a demanda dos alunos interessados na Língua Japonesa, através do PES (Projeto de Estágio Supervisionado). Desde então, o PES da língua japonesa atende outros CILs do Distrito Federa.

Entre os processos de autoavaliação conduzidos pela CPA, destaca-se a avaliação realizada pelos alunos da universidade. Os estudantes julgam itens divididos em quatro categorias: apoio institucional, disciplina, professor e autoavaliação, em uma escala de 1 a 5, sendo 1 insatisfatório e 5 excelente. A participação do discente é opcional. O questionário é disponibilizado no sistema digital de matrículas. Essas informações, juntamente com índices como produção científica, envolvimento em extensão e carga horária na graduação, são usadas pela Câmara de Carreira Docente (CCD) como um dos parâmetros para a progressão funcional dos docentes.

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