Projeto Pedagógico do Curso

Fundamentado no Art. 3º da Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, espera-se que o egresso formado na Universidade de Brasília atenda ao perfil de fisioterapeuta generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Espera-se assim, a formação de um Fisioterapeuta que: Detenha visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade; seja capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas e cinéticofuncionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, da eleição e da execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. O fisioterapeuta egresso na Universidade de Brasília possuirá ainda uma visão integrada das ciências e conhecimentos que fundamentam sua prática, entendendo que suas ações irão contribuir para a promoção da saúde individual ou coletiva entendida como ações que contribuem para a promoção da funcionalidade humana. Funcionalidade esta concebida conforme o referencial teórico da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e reconhecida por suas características próprias nos ciclos da vida. O profissional fisioterapeuta formado na Universidade de Brasília será capaz de incorporar-se como parte fundamental no Sistema Único de Saúde, reconhecendo sua atuação não como especialidade, mas sim como integralidade na atenção básica, na atenção de média complexidade e na atenção de alta complexidade tanto hospitalar como no processo de reabilitação, capacitado a fazer uso de métodos, técnicas e instrumentais avaliativos, profiláticos e terapêuticos próprios do seu exercício profissional e/ou compartilhados no exercício de outras profissões. Será capaz de liderar ou integrar equipes multiprofissionais em ações interdisciplinares para promover saúde, acessibilidade e desenvolvimento social, continuamente repensando os saberes e os fazeres do fisioterapeuta, bem como o ser fisioterapeuta com visão inovadora que também promova o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e em particular para a Fisioterapia. Por fim, o egresso deste curso irá adquirir competências que o permitirão exercer a Fisioterapia enquanto instrumental, enquanto profissão e enquanto ciência, apto a atuar como fisioterapeuta na assistência, como fisioterapeuta no magistério superior, como fisioterapeuta pesquisador, como fisioterapeuta gestor e como fisioterapeuta político; todos capazes de promover sua prática profissional baseada em evidências e reflexões, bem como estabelecer indicadores para se criar, fomentar e fortalecer políticas públicas.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, o curso proposto pela FCE da UnB tem como propósito desenvolver as seguintes competências (conhecimentos, habilidades e atitudes):

Atenção à saúde: o fisioterapeuta formado na FCE/UnB, dentro de seu âmbito profissional, estará apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo entendendo sua prática como promotora da Funcionalidade Humana;

Tomada de decisões: o trabalho do fisioterapeuta formado na FCE/UnB estará fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas racionalizados pela prática baseada em evidências;

Comunicação: o fisioterapeuta formado na FCE/UnB será acessível e respeitará os preceitos de confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral;

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, o fisioterapeuta formado na FCE/UnB deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;

Administração e gerenciamento: o fisioterapeuta formado na FCE/UnB deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

Educação permanente: o fisioterapeuta formado na FCE/UnB deverá ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática; Ainda, o fisioterapeuta formado na FCE/UnB irá adquirir competências para:

1. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional, capacitado a tomar decisões fundamentadas nos atuais princípios da bioética;

2. Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, identificando o papel do fisioterapeuta na integralidade da atenção em saúde conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde;

3. Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

4. Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

5. Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

6. Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico físico-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando promover a Funcionalidade Humana no âmbito da atuação do fisioterapeuta, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;

7. Elaborar criticamente o diagnóstico físico-funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;

8. Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

9. Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

10. Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios de sua competência;

11. Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

12. Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral;

13. Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

14. Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

15. Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

16. Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção.

O curso de Fisioterapia segue o sistema de créditos da UnB que tem como base o número de horas de atividades das disciplinas, que podem ser contemplados em aulas teóricas ou práticas. Um crédito corresponde a quinze horas-aula no período letivo. Em geral, as disciplinas são organizadas em dois ou três encontros semanais, com duração média de 110 minutos no turno diurno e 100 minutos no noturno, por encontro. O semestre tem duração de 17 semanas para compensar os minutos que faltam para completar as duas horas de aulas semanais previstas no sistema de créditos e que são perdidos em cada aula. Assim, uma disciplina de 60 horas no semestre (04 créditos) terá 220 minutos distribuídos por semana, em aulas teóricas ou práticas, de três horas e quarenta minutos de duração durante a semana. Uma disciplina de 30 horas (02 créditos) significa que os estudantes terão uma aula teórica ou prática de 110 minutos de duração na semana. Já uma disciplina de 90 horas (06 créditos) exigirá 330 minutos de aulas por semana, distribuídas em geral em três encontros semanais de 110 minutos de duração. As informações referentes ao número de créditos das disciplinas estão disponíveis no portal da UnB, no Sistema de Matrícula Web, conforme explicado a seguir, por meio do qual é possível realizar a solicitação de matrícula em disciplinas. 

Os critérios para atribuição de menção em disciplina, número de provas e exercícios, bem como os pesos, serão informados ao estudante no Plano de Ensino da Disciplina, divulgado pelo docente no início de cada período letivo. As menções da UnB e a sua equivalência com o sistema de atribuição de notas são:

SS (Superior) 9,0 – 10,0

MS (Médio Superior) 7,0 – 8,9

MM (Médio) 5,0 – 6,9

MI (Médio Inferior) 3,0 – 4,9

II (Inferior) 0,1 – 2,9

SR (Sem Rendimento) 0,0

CC (Crédito Concedido)

- Em particular na Faculdade de Ceilândia, a avaliação é entendida como uma atividade contínua do processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, as estratégias de avaliação inicial, formativa e somatória constituem os instrumentos assumidos na prática, envolvendo estudantes e docentes, privilegiando a avaliação formativa, ou seja, aquela resultante do trabalho do estudante. Os princípios norteadores e as estratégias metodológicas possibilitarão o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e do projeto pedagógico, permitindo evidenciar-se os avanços, identificar as dificuldades e realizar os ajustes necessários para a formação em saúde e, especificamente, do fisioterapeuta. As disciplinas são, em sua maioria, divididas em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são ministradas presencialmente por docentes, com a utilização de metodologias variadas de ensino, entre elas: aulas expositivas, metodologias ativas, seminários, discussões de casos clínicos, entre outras As aulas práticas demonstrativas e de simulação que são ministradas presencialmente por docentes da IES nos laboratórios de práticas de ensino, com a utilização de recursos diversos como: modelos anatômicos, bonecos para simulações de avaliações e condutas, equipamentos eletrotermofototerápicos, equipamentos de análise do movimento, equipamentos mecânicos, entre outros. Também são ministradas aulas práticas na rede de saúde do Distrito Federal, nos diferentes cenários de práticas da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal.

A qualidade do ensino oferecido pela UnB tem sido comprovada por meio dos conceitos obtidos pelos cursos de graduação em avaliações do INEP e na avaliação dos cursos de pós-graduação promovida pela CAPES, que atestam a qualidade superior do trabalho realizado na Universidade.

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