Projeto Político Pedagógico

Perfil Profissional:

 

Como pode ser visualizado no Projeto Político Pedagógico do Curso, o perfil profissional do egresso do curso de pedagogia é de professores formados para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, para os diferentes sujeitos da aprendizagem, bem como para exercerem atividades de planejamento, implantação e avaliação de programas e projetos educativos em espaços organizacionais onde a atuação profissional do pedagogo seja demandada.

 

É possível indicar que o campo de atuação do (a) licenciado (a) em Pedagogia, na modalidade a distância, se relaciona com as seguintes dimensões:  1) docência, gestão em espaços escolares e não escolares, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos; 2) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. Esta proposta pedagógica objetiva, em sua dimensão formativa, garantir a qualidade referenciada socialmente da formação dos profissionais pedagogos, comprometida com a construção de uma sociedade democrática.

 

Competências e Habilidades do Profissional:

 

A proposta pedagógica do curso objetiva, em sua dimensão formativa, garantir a qualidade referenciada socialmente da formação dos profissionais pedagogos, comprometida com a construção de uma sociedade democrática. Nesse contexto o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a partir de um trabalho coletivo, baseou-se nos seguintes princípios norteadores, para definição do perfil profissiográfico: (a) competência técnica, humana e política para o exercício da docência e da gestão; (b) domínio ou reconhecimento da dimensão técnica e humana da docência na educação básica e espaços não escolares; (c) compromisso social para o exercício da profissão, fundamentado nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética; (d) sólida fundamentação teórico-metodológica, que possibilite a formação profissional para o desempenho dos diferentes papéis e funções de docência, gestão educacional, produção e difusão de conhecimentos a partir do projeto pedagógico das instituições escolares, compreendendo o processo educativo em sua complexidade; (e) compromisso com a luta pela justiça social, entendendo a importância e a legitimidade dos direitos das minorias, da diversidade, da multiculturalidade e da inclusão social; (f) conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; (g) desenvolvimento da pesquisa, da análise e da aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; (h) funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

 

Metodologia:

 

Visando a formação até aqui delineada, o curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília operaliza três dimensões formativas: a da educação (sujeitos, história, sociedade e cultura); a de organização do trabalho docente no Brasil e a da profissionalização do pedagogo: gestão e sistematização do conhecimento.

 

A dimensão formativa educação – sujeitos, história, sociedade e cultura está voltada para a compreensão da tarefa da reflexão e da fundamentação filosófica, cultural/antropológica, psicológica, sociológica e histórica no campo do agir pedagógico e para o desenvolvimento de uma postura investigativo-interpretativa diante da pluralidade de concepções teóricas, identitárias e ideológicas existentes no campo. O propósito é desenvolver uma construção de conhecimento das ciências da educação, capaz de permitir o esclarecimento e pensar próprio diante das diferentes abordagens e contextos educacionais históricos, sociais e culturais. Além de desenvolver uma condição de crítica e de autocrítica, reconhecendo nos diferentes horizontes de questionamento o incentivo para a produção de práticas pedagógicas adequadas às diferentes realidades.

 

Essa primeira dimensão está distribuída em dois semestres letivos, tendo como eixo integrador a relação entre sujeitos e educação em diferentes perspectivas (filosófica, histórica, sociológica, psicológica e antropológica). Outro foco está voltado para a iniciação na pesquisa em educação e a apropriação e um olhar crítico para os meios de comunicação e o desenvolvimento tecnológico. Assim, há uma maior concentração de disciplinas obrigatórias, que propiciam a possibilidade de um posicionamento crítico frente às concepções de educação, escolarização, docência, entre outros.

 

A segunda dimensão, a da organização do trabalho docente no Brasil, tem como eixo integrador a organização do trabalho docente e seus espaços educativos. A organização do trabalho docente é “permeada por dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas por meio de sólida formação. Envolvem o domínio de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações e contribuem para ampliar a visão e a atuação do pedagogo” nos campos teórico-metodológicos dos objetos de conhecimento do currículo da educação básica (Artigo 2º, §2 da Resolução CNE/CP Nº 2, 2015). Nesse sentido, as disciplinas e demais componentes curriculares propostos para quatro semestres letivos contemplam a reflexão sobre o exercício da docência e a ação do profissional do magistério da educação básica, tendo como contexto a história e organização da educação brasileira.

 

A terceira dimensão formativa, profissionalização do pedagogo: gestão e sistematização do conhecimento, objetiva atender demandas apontadas no art. 2º, parágrafos 1º e 2º, das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº 1, 2006), de modo a fortalecer o tripé de formação: professor-pesquisador-gestor. Reflete também o movimento histórico da FE-UnB, que ao longo dos anos,tem formado o pedagogo para a docência no espaço escolar. Tal dimensão permitirá apropriar-se da diversidade de experiências formativas no campo do conhecimento da pedagogia que abrange diferentes áreas e que poderá incidir numa especialização temática pós-formação inicial. Além disso, o aspecto da profissionalização contemplará temas emergentes vinculados à singularidade da formação e da identidade do sujeito pedagogo que tem a docência como base.

 

Essa dimensão tem como eixo integrador a diversificação e aprofundamento dos estudos meio da oferta de disciplinas específicas, estágios, pesquisa e extensão. As disciplinas nos três últimos semestres revelam as opções efetuadas pelo estudante na medida em que existem possibilidades de estudos temáticos nas áreas de seu interesse e para as funções dentro da docência ampliada. As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na graduação contemplam a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, o conhecimento das necessidades educacionais específicas dos estudantes da educação especial e os recursos e serviços de acessibilidade. No que diz respeito ao ensino, o curso de Pedagogia a Distância considera a acessibilidade como direito humano das pessoas com deficiência e está organizado de forma disciplinar e transdisciplinar no currículo. O processo formativo dos/as pedagogos, no que se refere ao ensino, está composto pelas disciplinas obrigatórias Educação Inclusiva I (60h), Escolarização de Surdos e Libras (60h), bem como pelas disciplinas optativas.

 

Em atendimento ao disposto na Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e no Decreto nº 8.368, de 2 de dezembro de 2014, que regulamenta a referida Lei, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia Modalidade à Distância prevê, em sua estrutura curricular, a inserção de conteúdos formativos voltados à inclusão das pessoas com transtorno do Espectro Autista na educação básica e superior, de forma disciplinar e transversal.

 

A inserção disciplinar se efetiva por meio da oferta da disciplina Educação Inclusiva, que em sua ementa contempla o estudo da fundamentação histórica, sócio-política e cultural do direito à educação para os estudantes da educação especial, dentre os quais aqueles que apresentam Transtorno do Espectro Autista, bem como o estudo sobre recursos e serviços de acessibilidade voltados a este alunado, no âmbito da educação básica (atendimento educacional especializado) e superior (núcleos de acessibilidade), conforme Decreto nº 7.611/2011. O/a estudante do curso de Pedagogia tem a disciplina Educação Inclusiva como componente curricular obrigatório, em atendimento à legislação brasileira vigente que orienta a organização de sistemas educacionais inclusivos e a formação de professores nessa perspectiva.

 

A transversalidade se configura a partir da perspectiva do reconhecimento da identidade e da diferença dos estudantes e dos distintos perfis de aprendizagem. Para além do cumprimento da legislação que orienta a inserção deste componente formativo para os/as docentes, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia Modalidade à Distância assume a acessibilidade como um princípio pedagógico, no sentido de promover condições de acesso, participação e aprendizagem à estudantes com Transtorno do Espectro Autista que porventura possam vir a ingressar no curso de Pedagogia. Nesse sentido, os conteúdos e os procedimentos metodológicos e avaliativos serão diversificados e flexibilizados, a fim de contemplar pessoas que apresentam “deficiência significativa na comunicação e na interação social” e “padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades”, nos termos da Lei nº 12.764/2012.

 

Avaliação do Curso:

 

Entendendo a avaliação como um processo contextualizado, o aproveitamento do formando deve refletir as respostas dadas por ele às situações encontradas no curso bem como àquelas trazidas por ele a partir de sua realidade imediata. Na medida em que se encontram e se conectam estas realidades, o futuro profissional será capaz de lidar com situações reais do mundo do trabalho de forma crítica, autônoma, afirmativa e mediadora, apropriando-se, para tanto e de forma plena, do instrumental de informações, meios e experiências propiciados pelo curso. Sabe-se que o potencial de desenvolvimento de um ambiente aumenta em função do número de vínculos de apoio existentes entre aquele ambiente e outros, e da comunicação pessoal entre eles.

 

Desta forma, a avaliação facilita a interpenetração do espaço de estudo com o mundo da atividade profissional de maneira que o formando se aproxima cada vez mais das condições reais de vida e de trabalho e se sente confiante na preparação que o curso lhe proporcionou. Os critérios específicos de aprovação em cada disciplina são divulgados no início do semestre letivo no plano de ensino da disciplina, conforme consta no Guia do Calouro 2/2019 da UnB (Brasil, 2019, p. 30), seguindo as regras constantes do Estatuto e Regimento Geral da UnB: “Art. 123. É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM. § 1o É reprovado na disciplina o aluno que: I comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR; II obtiver menção igual ou inferior a MI.”

 

No que concerne à avaliação do curso de Pedagogia a Distância, assim como ocorre no curso de Pedagogia presencial, está inserida na avaliação da FE-UnB a qual proceder-se-á como heteroavaliação, autoavaliação e coavaliação.

 

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