Trabalho de Conclusão de Curso

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

(EXTRAÍDO DO PPC)

 

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório do Curso de  Bacharelado em Estatística.

 

O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso é supervisionado por um professor orientador e desenvolvido nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso, TCC1 e TCC2. As descrições destas disciplinas são as seguintes:

 

“O Trabalho de Conclusão de Curso 1 (EST0081) consiste em definir um problema relevante em estatística, na elaboração de uma proposta de projeto para resolvê-lo, e iniciar o desenvolvimento do mesmo, incluindo, quando for o caso, a coleta de dados”.

 

“O Trabalho de Conclusão de Curso 2 (EST0067) consiste no desenvolvimento e conclusão do projeto já proposto e aprovado em Trabalho de Conclusão de Curso 1, sob orientação de professores do Departamento de Estatística”.

 

 O problema estatístico de interesse pode ser prático ou teórico, dependendo das habilidades do aluno e da disponibilidade de um professor orientador.

 

Trabalho de Conclusão de Curso 1

 

O funcionamento do Trabalho de Conclusão de Curso 1 é sistematizado da seguinte forma:

 

  1. No período da elaboração da lista de oferta para o próximo período, a Comissão de Graduação realiza uma consulta aos professores acerca da relação de áreas de seu interesse ou temas de projetos. 

  2. A lista de temas é divulgada por meio da página do departamento na Internet e/ou no quadro da Coordenação de Graduação, no período em que a lista de oferta é divulgada. 

  3. Os alunos podem organizar-se em grupos de até 2 alunos para desenvolverem um projeto. 

  4. Os alunos devem procurar por um professor orientador, preferencialmente, antes do início do semestre em que cursará a disciplina. Após uma semana do início do semestre, espera-se que os alunos de TCC 1 já trabalhem com os respectivos professores orientadores. 

  5. A disciplina tem um professor responsável pela turma, além dos professores orientadores. Na lista de oferta são divulgados os dias e locais onde acontecem as reuniões e apresentações. Uma vez matriculados, os alunos têm acesso ao material necessário para o desenvolvimento da disciplina como, por exemplo, cronogramas, normas, modelos para a elaboração de relatórios, normas para referências bibliográficas, etc. 

  6. Excepcionalmente, caso nenhum professor se disponha a orientar um determinado aluno ou grupos de alunos ou, se após o prazo estabelecido ainda não tenha encontrado um professor orientador, a Comissão de Graduação tomará as devidas providências. A Comissão de Graduação também será responsável pela avaliação de casos excepcionais. 

  7. Dois meses após o início do semestre, cada aluno ou grupo de alunos de Trabalho de Conclusão de Curso 1 deve encaminhar ao professor responsável a proposta de projeto e uma indicação de nomes para a composição da banca examinadora. A proposta deve conter, pelo menos, os seguintes elementos estruturais: capa; folha de rosto padrão; introdução ao tema a ser abordado; objetivos do projeto; metodologia a ser utilizada; cronograma previsto para o trabalho; referências bibliográficas. 

  8. As apresentações orais serão agendadas pelo professor responsável, e ocorrerão um mês antes do encerramento do semestre. O objetivo é apresentar as propostas de projetos para todos os alunos da disciplina e professores orientadores. 

  9. A organização das bancas examinadoras é feita pelo professor responsável pela disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso 1" com a anuência da Comissão de Graduação a partir das indicações dos professores orientadores. 

  10. A Banca Examinadora é composta por até três professores, incluindo o professor orientador. O(s) outro(s) membro(s) da banca será(ao) professor(es) do EST ou de outros departamentos da UnB, de outras IES ou profissional(is) da área desde que a indicação seja aprovada pela Comissão de Graduação. 

  11. Aproximadamente duas semanas antes do encerramento do semestre, cada aluno ou grupo de  alunos de Trabalho de Conclusão de Curso 1 deverá entregar o relatório parcial do projeto que contenha, pelo menos, os seguintes elementos estruturais: capa; folha de rosto padrão; introdução; objetivos; revisão da literatura e descrição de metodologias e/ou técnicas a serem empregadas para a solução do problema; apresentação dos resultados preliminares ou parciais; cronograma previsto para o trabalho de conclusão de curso 2; referências bibliográficas. 

  12. As recomendações da Banca Examinadora para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso 2, quando pertinentes, deverão ser levadas em consideração. 

  13. O professor orientador e os demais membros da banca darão notas (em escala de zero a dez) para o relatório parcial. O professor orientador também dará uma nota (em escala de zero a dez) pela participação do aluno ao longo dos trabalhos. 

  14. A nota final na disciplina será assim distribuída: 

 

 

Item

% da Nota

Responsável

 Frequência em TCC 1

5%

 Professor da disciplina

 Proposta de Pesquisa

5%

 Professor da disciplina

 Apresentação oral da proposta de pesquisa

10%

 Professor da disciplina / orientador

 Relatório de TCC 1 e participação

80%

 Orientador e banca

    
A menção final será atribuída segundo o regulamento da UnB.

 

Trabalho de Conclusão de Curso 2

 

As turmas de Trabalho de Conclusão de Curso 2 na Lista de Oferta do EST são criadas automaticamente pela Comissão de Graduação, com as palavras-chave e nome do professor orientador. Salvo exceções, a Banca Examinadora será a mesma que avaliou o projeto de TCC 1. As Etapas de Trabalho de Conclusão de Curso 2 são as seguintes:

 

  1. Aproximadamente 1 (um) mês antes do encerramento do semestre, cada turma de TCC 2 deverá entregar o Relatório de TCC 2 contendo, pelo menos, os seguintes elementos estruturais: capa; folha de rosto; resumo; sumário; introdução; objetivos; desenvolvimento do trabalho; conclusões; referências bibliográficas. 

  2. O calendário de atividades do "Trabalho de Conclusão de Curso 2" será organizado (ou terá a organização delegada) pela Comissão de Graduação. As apresentações orais deverão ocorrer até duas semanas antes do encerramento do semestre. 

  3. Na apresentação oral, os itens a serem avaliados (em escala de zero a dez) pela Banca Examinadora são: apresentação do relatório; apresentação oral; conteúdo; atendimento às recomendações da banca de TCC 1. 

  4. O professor orientador dará uma nota (em escala de zero a dez) pela participação do aluno ao longo dos trabalhos.  

  5. A nota final na disciplina será a média aritmética das notas dadas pela Banca Examinadora e a menção final será atribuída segundo o regulamento da UnB. 

 

Após a defesa de monografia, os seguintes documentos devem ser entregues à secretaria do Departamento de Estatística:


- o aluno deve encaminhar, em até 20 dias após a apresentação, uma cópia eletrônica do trabalho em versão PDF ao orientador, para que o orientador ateste à secretaria do EST, via e-mail (est@unb.br), que as correções do trabalho foram realizadas e que podemos considerar o documento como versão final;
- o orientador deve encaminhar uma cópia eletrônica do trabalho em versão PDF para arquivamento no departamento e envio à BCE no prazo máximo de 30 dias após a apresentação do aluno;
- o trabalho deve, obrigatoriamente, conter palavras-chave e resumo;
- o aluno deve encaminhar o termo de autorização[2] totalmente preenchido, em formato editável, para o e-mail da secretaria (est@unb.br), para fins de publicação na BDM (Biblioteca Digital de Monografias de Graduação e Especialização), no prazo máximo de 30 dias após a apresentação.

 

 

DIRETRIZES PARA ENVIO DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO

 

Vocês devem realizar o cadastro como Usuário Externo no SEI, seguindo os procedimentos abaixo:


1) acessar o portal SEI (http://www.portalsei.unb.br/);
2) selecionar a  opção <Usuário Externo e Aluno> para acessar a tela de cadastro e localizar o campo <Acesso para Usuário Externo>, optando por <Clique aqui se você ainda não está cadastrado>;
3) o sistema irá fornecer acesso a outra tela para cadastro de pessoas físicas com demandas em processos administrativos na instituição  (<Clique aqui para continuar>);
4) enviar o cadastro para autorização;
5) comunicar a secretaria do EST, por e-mail (est@unb.br), sobre a realização do cadastro, para que o acesso ao documento seja liberado.

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